Bombeiros Voluntários de Guaramirim buscam recursos para aquisão de helicóptero

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – O sonho de ter um helicóptero para fazer o atendimento de emergências em toda a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) foi apresentado esta semana durante a assembleia geral ordinária da entidade. O Projeto Operações Aéreas tem como base um modelo de salvamento aéreo comunitário, mais ou menos como funcionam os bombeiros voluntários em vários municípios da região, mas com a possibilidade de fazer o atendimento e o transporte das vítimas pelo ar.

Sargento da Marinha Derli e o bombeiro Joannes Spézia. Foto: FJBrugnago

A Amvali é formada por sete municípios, mas a abrangência do atendimento de emergência com a aeronave teria como base pelo menos 20 cidades do Norte até o Vale e do Litoral até o Planalto Norte.

O líder da proposta é o bombeiro Joannes Spezia, um aficcionado pelo trabalho voluntário dos bombeiros. Ele atua no Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. Nas horas vagas, faz aulas de pilotagem e busca informações técnicas, jurídicas e políticas para fazer com que o projeto se torne uma realidade. Ele tem o apoio do instrutor da Marinha Derli Lima Pereira.

A ideia é conseguir um helicóptero para atender não só os sete municípios da região em resgates aéreos, mas também todas as rodovias federais e estaduais que cortam a região, principalmente a partir da duplicação da BR-280. A proposta básica prevê também convênios com o próprio Samu, doações da Receita Federal, apoio de Prefeituras e do governo do Estado, com pessoal ou recursos. Os municípios ficariam responsáveis pela manutenção do serviço. Segundo Joannes, trata-se de um sonho que vem sendo acalentado há muitos anos.

– Esse helicóptero ficará à disposição dos bombeiros, da Polícia Militar, dos hospitais e da Defesa Civil, para qualquer necessidade – diz, lembrando que hoje só a Polícia Militar em Joinville conta com uma aeronave para atendimentos e resgates de emergência em todo o Norte do Estado.

Fonte: Jornal do Vale do Itapocu e ANotícia.

Foto: FJBrugnago.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários