Brigada Militar anuncia compra de 5 aeronaves

O Governo do Estado vai comprar cinco aeronaves para a segurança aeropolicial. A aquisição de dois helicópteros, numa parceria entre a  Brigada Militar e a secretaria estadual da Saúde, já está sendo licitada. A compra de outras três aeronaves está em fase de negociação com empresa fornecedora. O anúncio foi feito nesta terça-feira (01), pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, na solenidade comemorativa aos 24 anos do Batalhão de Aviação (BAV/BM). O ato ocorreu na sede do BAV, junto ao aeroporto Salgado Filho.

Img_n45006

“Queremos aprimorar o trabalho da segurança aeropolicial, na medida do erário público, para possibilitar ações regulares no BAV e não apenas na excepcionalidade”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels.

O coronel Fábio Fernandes, que hoje completa oito meses à frente do Comando-Geral da BM, afirmou que o gestor público precisa apresentar para a sociedade serviços adequados e resultados. “Entre nossos desafios, está a melhoria das condições de trabalho do Batalhão de Aviação. A sociedade precisa perceber que a presença de uma aeronave em determinado ponto da cidade dá resultado efetivo na segurança pública”, declarou. Ele também lembrou a atuação do BAV na remoção de vítimas da boate Kiss, de Santa Maria para Porto Alegre, evitando outras mortes, além das 242 vidas perdidas na tragédia.

Img_n45012

O titular do Comando de Operações Especiais da BM (COE), coronel Altemir Folgiarini, destacou o policiamento aeropolicial como uma atividade essencial na segurança pública. Conforme o comandante do BAV, tenente-coronel Carlos Alberto Luvizetto Selistre, neste ano o foco está na operacionalidade, para atender demandas da Corporação de forma mais intensa, no policiamento e nos bombeiros, nos sete dias da semana. “Procuramos alternativas de redução de custos, alinhados à orientação e necessidades apresentadas pelo Governo do Estado, e, ao mesmo tempo, buscamos a melhoria dos serviços prestados”, falou o tenente-coronel Selistre.

Na solenidade, foi prestada homenagem póstuma ao tenente-coronel Alberto Diniz, um dos primeiros oficiais do BAV,  falecido na reserva há três anos. A Medalha Grande Mérito da Aviação – Major Noêmio Ferraz foi entregue à esposa e à filha do oficial, Miriam e Martina Diniz, respectivamente.

Também prestigiaram o evento o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; o chefe da Casa Militar, coronel Oscar Luiz Moiano; o subcomandante-geral e o chefe do Estado-Maior da BM, coronéis Silanus Serenito Mello e Alfeu Freitas Moreira; o comandante do CPC, coronel João Diniz Prates Godoi; o superintendente do Aeroporto Salgado Filho, Jorge Herdina; a comandante do Departamento de Operações Aéreas da Polícia Federal no RS, Gilda Cardona; o diretor de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elonis Fernando Ribeiro; comandantes de Batalhões de Polícia Militar de Porto Alegre e alguns presidentes de aeroclubes do Estado.

Img_n45007

HISTÓRIA DO BAV

Em 28 de maio de 1923, foi criado o Serviço de Aviação da Brigada Militar, concretizando a intenção de criar uma escola de aviação, lançada em 1915 pelo então comandante-geral da Corporação, coronel Emílio Massot. Foram comprados dois aviões usados, modelo Breguet 14, que receberam a identificação de BM-1 e BM-2. Em 09 de agosto de 1923, o BM-1, ao retornar de uma missão de observação na Várzea do Gravataí, incendiou, obrigando o piloto a um pouso de emergência. O BM-2 foi utilizado por pouco tempo, pois também apresentava panes constantes e o serviço foi extinto.

Somente após 66 anos do pioneirismo da aviação brigadiana, o Governo do Estado, atento à necessidade de modernização da Brigada Militar, criou o Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA), em setembro de 1989. O nome foi alterado para Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAV/BM) em abril de 2010. A Unidade, subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE), conta, atualmente, com uma frota de 15 aeronaves.

Fonte: BMRS / Texto: Jornalista Jussara Pelissoli (RMT 6108) / Fotos: Sgtº Wilson Cardoso

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao BAV da gloriosa Brigada Militar do RGS – uma das mais antigas unidades de aviação de segurança pública do nosso país. Congratulo também o BAV, na pessoa do seu gestor TC Selistre, pelos novos projetos em implantação, colocando-me, como sempre, à disposição para auxiliar no desenvolvimento das atividades aeropoliciais na nossa querida querência. Bons voos e sucesso.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + dezoito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários