Brigada Militar comemora o dia do salva-vidas

Na manhã de quarta-feira (28/12), à beira-mar de Tramandaí, junto à guarita 145, a Brigada Militar realizou uma série de atividades em homenagem ao Dia do Salva-vidas.

A comemoração do Dia do Salva-vidas teve início com a homenagem ao sargento Barrin, salva-vidas com o maior número de participações em Operações Golfinho. Já são 29 anos de atuação nas guaritas gaúchas. Os 38 novos salva-vidas civis temporários tiveram sua formatura, oportunidade em que receberam o uniforme, os rescue-cans (equipamento utilizado nos salvamentos) e afirmaram o compromisso com a missão de salvar vidas. Depois do batismo de água, eles foram incorporados á tropa de salva-vidas militares, com quem irão dividir o trabalho nas guaritas do litoral norte.

Algumas autoridades militares, personalidades civis e salva-vidas da Operação Golfinho foram homenageadas com a entrega de uma medalha pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. O presidente da entidade, coronel RR Joel Prates Pedroso, fez a entrega das condecorações e destacou em seu pronunciamento a importância das atividades preventivas, tanto quanto a parte operacional do serviço de salva-vidas.

Para completar a programação, foi realizada a tradicional competição de natação e corrida entre os salva-vidas militares, e uma simulação de salvamento com apoio de um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar .

Os salva-vidas de todo o litoral participaram das provas com 300 metros de corrida e 1200 metros de natação. Foram campeões da categoria geral: em primeiro lugar o soldado Résler (Quintão), em segundo lugar o soldado Andres (Xangri-lá), e em terceiro lugar o soldado Escobar (Tramandaí). Na categoria feminina foram campeãs: em primeiro lugar a soldado Carla (Imbé Sul) e em segundo lugar a soldado Carolina (Nova Tramandaí).

Depois da entrega das premiações aos competidores, foi apresentada a peça “Um dia de praia” pelo grupo teatral Brigada em Cena. O grupo teve origem em 2008, no Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, e á conquistou um público de mais de 12 mil pessoas em diversas apresentações em todo estado.

Além de todas essas atividades, o evento teve ainda a participação dos programas Salva-vidas Mirim, Salva-vidas Master, Patrulha do Mar- Ceacreia, Agentes Mirins da Defesa Civil, Proerd Praia, Patrulheiro Ambiental Mirim, ações que serão desenvolvidas ao longo de todo veraneio em diferentes praias. As atividades são abertas ao público, e o calendário geral das atividades será divulgado dentro de alguns dias.

Desde que começou, em 17 de dezembro, a 42ª Operação Golfinho já contabilizou 124 salvamentos no litoral gaúcho.

Confira mais fotos:

Fotos: Wilson Cardoso/Brigada Militar/Divulgação

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove + 11 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários