BRPAe de Piracicaba realiza salvamento com uso de cesto

Um ato inconsequente de um garçom de 28 anos, no final da tarde de quarta-feira (05/01), mobilizou pelo menos 30 policiais militares e bombeiros, oito viaturas e o helicóptero Águia, num salvamento no rio Piracicaba.

Maurício Nunes Dias, morador no bairro Nazareth 2, é garçom aos finais de semana e resolveu fazer graça no rio, apesar da forte correnteza, da cheia e da orientação de populares para que evitasse a “brincadeira”. Durante uma hora e meia, ele deu bastante trabalho ao resgate e virou atração para cerca de 80 pessoas, que usavam os celulares para registrar a cena.

Maurício Dias ficou ilhado; foi o primeiro salvamento do Águia, acompanhado por populares (Foto: Antonio Trivelin)

A advogada Áurea Regina Longo, 50, passeava pela avenida Beira-Rio com um casal de amigos de Santo André (SP), quando observou o rapaz pulando da pedra para o rio, de um lado a outro, até perder o controle, ser arrastado e conseguir se segurar na mata da ilha. “Dizíamos a ele que voltasse, mas ele continuava brincando e, por sorte, conseguiu parar na ilha. As pessoas chamaram o Corpo de Bombeiros”, contou ela. Na opinião do segurança João Celestino, 46, o rapaz foi muito imprudente. “Mobilizou essa quantidade de policiais, deveria ser acusado por perturbação do sossego público.”

Tarefa
Foi a primeira vez que o Águia fez um resgate em Piracicaba em cinco meses de atuação na cidade. O garçom aguardava a chegada do helicóptero de braços cruzados, numa das ilhas próximas ao salto. Os policiais sobrevoaram a ilhota e desceram até o homem, usando o cesto de salvamento. Ele foi içado e levado até o Engenho Central, onde recebeu primeiros-socorros da unidade de resgate dos Bombeiros e foi levado ao pronto-socorro da Vila Sônia.

Irresponsabilidade
Já dentro da unidade de resgate, o garçom contou que esta tinha sido a primeira vez que corria risco no rio em 20 anos, resposta comum de quem pensa que é mais forte que a natureza e pode enfrentá-la sem consequências.

De acordo com o tenente Garcia, do Corpo de Bombeiros, a atitude de Dias não serve como exemplo. “É preciso consciência que se coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas. Desta vez, ele teve sorte.”

Não só ele, como os quatro bombeiros escalados para saltar no rio para salvá-lo. A forte correnteza, mesmo para quem é treinado, estava bastante complicada. “Graças ao apoio do Águia, o problema foi solucionado de forma exemplar, garantindo a segurança de todos”, disse o tenente.

Confira o vídeo do salvamento:


Fonte: Cosmo – UOL


2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos envolvidos na operação que resultou no resgate do “supermann”.
    Parabéns em especial aos integrantes do BRPAe/Piracicaba pela primeira operação desta natureza, atuando de forma exemplar.

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ª RPM – PMSC
    -futuro piloto policial.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

onze + 10 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários