CBM/SC renova contrato de locação do helicóptero Arcanjo

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O governo de Santa Catarina renovou o contrato de locação do helicóptero Arcanjo, que há um ano e dois meses auxilia o Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências. A aeronave continuará servindo o Estado até 31 de dezembro deste ano.

O custo para que o Arcanjo continue operando em situações de busca, salvamento e resgate é de R$ 1,6 milhão. Por conta do valor elevado há algum tempo o governo estuda a possibilidade de comprar um helicóptero.

— Esperamos que ainda neste ano seja lançado o edital para a compra de um helicóptero — desataca o major do Corpo de Bombeiros Altair Salésio Rodrigues.

Os pilotos do Arcanjo e um tripulante operacional são bombeiros. A tripulação também é composta por um médico e uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesse um ano e dois meses, o Arcanjo foi utilizado em 850 ocorrências.


Nota do Piloto Policial:

Segundo informações, via Twitter, do Cmt Geral do CBM/SC, nos próximos dias será lançado o edital de licitação para compra de um helicóptero no valor de 15 milhões com recursos do governo federal.


Fonte: A Notícia, via AviaçãoPRF


- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

  1. A fórmula de locação tem demosntrado ser uma opção temporária eficaz, porém, com o passar do tempo logo se verifica que a opção mais benéfica vem a ser a aquisição. Neste rumo há muito tempo percorre o glorioso CBMSC, demonstrando maturidade e bom senso de administração do erário público. Foi um acerto e sucesso a forma da parceria montada junto ao SAMU e, no futuro muito próximo, vem outro acerto – a compra de uma aeronave destinada às missões de resgate e atendimento pré-hospitalar.
    Assim sendo, os meus parabéns mais uma vez ao meu amigo e irmão de batalha o TC Edupércio e seus tripulantes.

    TC BM Rogério.

  2. A renovação do contrato vem mostrar a necessidade da aeronave para realizarmos as missões de salvamento e resgate, além das oriundas de Defesa Civil no socorrimento público.
    No período de sua atuação em 20 jan 2010 até hoje (14 abr 2011) foram realizadas 865 ocorrências, infelizmente nem todas as ocorrências com êxito no resgate a vida da vítima, porém com a parceria do SAMU que possibilita a presença de equipe de saúde a bordo, as chances de uma recuperação da vítima são muito maiores.
    Bombeiros Militares e SAMU, uma parceria inovadora e pioneira que deu certo.
    Continuemos realizando nossos salvamentos e que em breve seja realizado a licitação de compra de aeronave própria.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias
    Cap BM – Cmt Op Aéreas

  3. Boa noite caros amigos (as). O BOA/CBMSC poderá contar com o ARCANJO-01 no decorrer deste ano. A parceria CBMSC e SAMU SC veio ao encontro de uma necessidade operacional das duas Instituições, com resultados altamente positivos em decorrencia dos atendimentos diarios.
    O modelo de locação é interessante para as Unidades novas, onde estão imbutidos custos de combustivel, seguro e manutenção. A compra é importante pois garante um patrimonio definitivo a Unidade Aérea. O modelo misto (aeronaves proprias e locadas) depende do tamanho da frota, e das missões a serem desempenhadas. Entre o ideal,o perfeito, e o possível, estamos contruindo a aviação de segurança pública e defesa civil. Convido os amigos a seguirem o ARCANJO, e acompanharem nossas missões:

    http://twitter.com/#!/ARCANJO_01

    http://www.youtube.com/watch?v=6iy89-4X9Tk

    Excelente vôos a todos (as)!!!

    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM
    Cmt BOA/CBMSC

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários