Cel Ricardo Gambaroni é o novo Comandante Geral da PM de São Paulo

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, anunciou nesta segunda-feira (5) o coronel Ricardo Gambaroni como comandante geral da Polícia Militar e Youssef Abou Chaim como delegado geral da Polícia Civil.

“Esperamos um trabalho cada vez mais unido entre as polícias, com um serviço de inteligência mais explorado e uma coordenação de atuação e operações em conjunto, para que possamos reduzir os índices de criminalidade”, afirmou Moraes.

Foto: Medalhística Militar Paulista
No dia 15 de agosto de 2014, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão” comemorou seus 30 anos de existência. A despeito da Unidade ter só 30 anos, a aviação na PMESP tem mais de cem anos. O Coronel Ricardo Gambaroni, então Comandante do GRPAe, discursa, ostentando a medalha. Foto: Medalhística Militar Paulista

Chaim assume a Delegacia Geral em substituição a Luiz Maurício Souza Blazeck. Gambaroni substitui o coronel Benedito Roberto Meira no comando da PM. Blazeck e Meira haviam sido nomeados em novembro de 2012.

“Os dois são extremamente operacionais e possuem uma formação de liderança e gestão de crises. Chegamos aos dois nomes principalmente devido ao perfil profissional e intelectual de ambos”, disse o secretário.

O secretário ressaltou que os crimes contra o patrimônio serão combatidos com diversas medidas, como o reforço do policiamento preventivo e ostensivo com a presença da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e de unidades da Força Tática.

Moraes também anunciou que a Polícia Civil fará uma integração de informações sobre esses crimes, com dados de investigações do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico), Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e Demacro (da Macro São Paulo).

“Faremos um cruzamento de dados bem específico para as áreas onde houve aumento de crimes contra o patrimônio. Não só de ocorrências, mas de todo serviço de inteligência já realizado, desde detalhes das quadrilhas que atuam como características próprias de cada local de crime, para que possamos planejar novas operações”, destacou Moraes.

Moraes também anunciou Mágino Alves Barbosa Filho como secretário-adjunto e Olheno Ricardo de Souza Scucuglia como chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública. Ambos membros do Ministério Público de São Paulo, Barbosa Filho foi secretário-adjunto de Moraes na Secretaria Municipal de Transportes. Scucuglia foi corregedor geral na Prefeitura de São Paulo.

Currículos

1799126_10203137575750498_377781432_o
Comandante Gambaroni

O coronel Gambaroni ingressou na corporação em 1981 e estava no Comando do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe). É piloto policial e pilota os águias as PM há mais de 20 anos. Ele é especializado em policiamento estratégico em diversas áreas, com atuação no Comando de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8 – região de Osasco), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Batalhão de Guarda Especial (hoje, parte da Corregedoria da PM), Comando do Corpo de Bombeiros (CCB), Batalhão de Guarda dos Palácios (atual Divisão de Segurança Física da Casa Militar) e Divisão de Tecnologia de Emergências (da Escola Superior de Bombeiros).

Gambaroni é formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e piloto policial pela Escola Internacional de Aviação Policial da Inglaterra. O novo comandante geral possui também licenciatura plena em Educação Física pela Escola da PM (EEF), Bacharel em Direito pela USP, especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército da França, além de mestrado e doutorado em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.

O novo delegado geral entrou na Polícia Civil em 1988 e possui experiência em investigação e gestão de crises. Ele foi diretor do DEIC (Departamento Estadual de Investigação Criminal), entre 2007 e 2009, e diretor do DEMACRO (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), entre 2011 e 2013. Desde então, atuava como diretor do DPPC (Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania).

Chaim já foi delegado também do Grupo Antissequestros, do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), do GOE (Grupo de Operações Especiais) e do GER (Grupo Especial de Resgate). O novo delegado geral também é formado gerenciamento de crises pelo FBI (Federal Bureau of Investigation – agência federal de investigações dos Estados Unidos), em combate a sequestros pela Escola Italiana de Agentes de Polícia de Roma e tiro policial pelo SWAT (Special Weapons And Tactics – grupo de elite da polícia norte-americana).

Fonte: SSP, por Rodrigo Paneghine.

12 COMENTÁRIOS

  1. A Aviaçao de Segurança Pública sente-se orgulhosa em ter um dos seus mais ilustres representantes a frente da maior instituiçao policial da Ameríca Latina… Parabens e sucesso ao SR CEL PM GAMBARONI a frente da Meganha Paulista.. Sucesso.

    TC LAZARO – Cmt GRAER PM BAHIA

  2. Parabéns Cel Gambaroni por esta nova missão. Aproveito para agradecer o incentivo e o esclarecimento de inúmeras dúvidas, que este Oficial, sempre recebeu do Sr; em nome da PMBA, obrigado !

  3. O Secretário de Segurança Pública foi muito feliz na formação de sua equipe.O Coronel Gambaroni, que conhecemos de longa data, é pessoa realmente diferenciada e a quem desejamos enorme sucesso. Além de sua reconhecida capacidade intelectual, temos que destacar a sua enorme força de vontade e caráter.

    Temos motivos de sobra para ter esperanças em um futuro melhor para a área de segurança pública em São Paulo.
    Integração policial, tão falada mas nunca efetivamente praticada, parece que agora pode acontecer.

  4. Parabéns ao colega e amigo Gambaroni por mais essa missão,,, com certeza é o reconhecimento da excelência do serviço da atividade aeronáutica a ser aplicado no desenvolvimento da corporação… As operações aéreas, mais que uma unidade técnico-especializada, é um excelente vetor de desenvolvimento institucional global… Parabéns comandante,, pode sempre contar com o nosso apoio no que for necessário… Bons voos…

  5. Parabéns ao Sr Cel PM Gambaroni e ao povo paulista, ao primeiro pelo justo reconhecimento por seus relevantes serviços prestados em prol da segurança pública especialmente na atividade aerotransportada os quais o impulsionaram a receber esse novo desafio em sua carreira, que certamente será comprido com enorme maestria e competência; e ao povo paulista pela escolha do seu novo Comandante Geral da sesquicentenária Policia Militar de São Paulo. Deus o abençoe na condução de seu comando.

  6. Parabenizo o nobre Comandante pela assunção ao mais alto posto de comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, rogo votos de sucesso e profícuo comandamento. Que Deus continue a abençoar sua jornada. Fé na missão!

    Maj PMAM Thiago Balbi – Cmt do GRAER/AM

  7. Certamente os cumprimentos são muito importantes, no entanto penso que apoio é o que mais se espera neste momento. Sabemos todos que a segurança pública é assunto presente, recorrente e de pouco reconhecimento. Os perfis dos dois novos titulares das Polícias em São Paulo, seus currículos, suas histórias os credenciam às funções. Esperemos que Governo e Sociedade saibam permitir que ambos desenvolvam seus trabalhos, alinhem as propostas, refinem o discurso e tenham uma excelente passagem pelas funções. Em especial ao Cel Gambaroni, amigo com quem convivi na mesma Unidade por mais de 20 anos, profissional experimentado, profundamente preparado, que goza de prestígio e que sabe conduzir diferenças, fica nosso voto de sucesso, pois temos a certeza que a escolha recaiu sobre um dos mais conceituados Oficiais da fase recente da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso lema: VOAR PARA SERVIR! <<>>. ÁGUIA!!!

  8. Desejo muito sucesso ao Sr. Cel PM Gambaroni. A missão é grandiosa e o desafio da mesma sorte, mas temos a certeza da vitória. Sei que saberá usar muito bem a sua inteligência, a sua capacidade de gestão e articulação, bem como o seu compromisso com os resultados para extrair o melhor para a sociedade. Bons voos!

  9. Parabéns ao amigo Ganbaroni por essa nova e importante missão: Comandar a maior Polícia do Brasil.
    Sucesso e muitas conquistas.

    TC Gonçalves – GRAESP

  10. BOA noite amigos (as). Parabéns CmtG Cel PM Gambaroni. Felicidades e sucesso na nova missão!!! EDUPERCIO PRATTS – Ten Cel Diretor Ensino CBMSC.

  11. Prezado Cel Gambaroni,

    Formulo votos de continuado sucesso na nova missão no Comando da PMSP.
    Aceite o cordial abraço do
    HERIALDO MARTINS FERREIRA – CMG(Ref)

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

14 − cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários