Mato Grosso – Na tarde desta sexta-feira (3), um garoto e três adultos ficaram presos em “ilha” no Rio Coxipó e foram resgatados pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) próximos às margens do rio na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
As pessoas ficaram ilhadas depois de serem atingidos por uma forte correnteza. Segundo informações de testemunhas o fenômeno conhecido como ‘cabeça d’água’ mudou rapidamente o volume e velocidade do rio, forçando as vítimas a se agarrarem em uma árvore em uma ilha no meio do rio para se salvarem.
Ao chegar no local a tripulação do helicóptero identificou que as vítimas estavam sob risco da forte correnteza, troncos e lama que desciam pelo rio. Como o local era de difícil acesso, os militares optaram por usar um cesto de resgate para retirada das vítimas.
Desse modo, apesar do espaço restrito, do vento forte e da chuva na região, um militar pode ser lançando por meio do cesto próximo ao local das vítimas. Ele retirou o garoto e um adulto da árvore onde estavam agarrados. As vítimas foram colocadas no cesto de resgate e içadas para um local seguro.
Outros dois adultos também foram resgatados. No entanto, uma última vitima estava às margens do rio onde não era possível o uso do cesto de resgate. Os militares decidiram pousar e entraram na mata até encontrar e socorrer essa vítima.