Ciopaer/TO apoiou treinamento do Curso de Mergulho Autônomo

Na tarde de 16 de Novembro, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas-CIOPAER/TO, participou de uma das etapas do curso de mergulho autônomo-CMAUT, que está sendo realizado pelo corpo de Bombeiros Militar, em Palmas/TO.

Na oportunidade a aeronave da Secretaria da Segurança Pública sob o comando do Major Vieira Lins e do Delegado Leonardo Garrido foi utilizada para a realização, primeiramente simulada, com o aparelho em solo, das operações de embarque e desembarque de mergulhadores e equipamentos. Logo depois a ação foi reproduzida na prática, tendo como cenário principal, o píer da praia da graciosa e a ponte que liga Palmas a Paraíso.

Ambas as etapas foram coordenadas pela equipe do Ciopaer que na ocasião foi composta pelo sargento Alex Silva, Cabo Issan, Cabo Freddy e Soldado Wesley, que foram os responsáveis por fornecer todas as instruções necessárias para que os participantes do curso de mergulho autônomo pudessem executar adequadamente todas as manobras exigidas pelo curso, pela primeira vez a bordo de um helicóptero.

CMAUT

O CMAUT está sendo realizado pela segunda vez no Tocantins com duração de 45 dias e é reconhecido internacionalmente. No entanto, esta é a primeira vez que o curso conta com a participação de um helicóptero para auxílio das atividades realizadas. Segundo os instrutores do curso, a aeronave proporciona um ganho de tempo resposta significante na busca de pessoas e bens e, resgate no meio livre devido à extensa malha fluvial existente no estado do Tocantins.

O curso contou com a participação de vinte 20 componentes de diferentes forças de segurança que são oriundos de algumas unidades da federação. Eles estão divididos em 15 bombeiros militares, 03 Policiais Militares, 01 Policial Civil e 01 Militar da Marinha. Dentre os participantes existe um do Amapá, um do Piauí, um do Pará, dois do Maranhão e um do Rio de Janeiro.

De acordo com um dos participantes, o policial civil Ariosvandre Tavares, o curso foi muito bem organizado e teve o apoio total das forças de segurança. Ele ressaltou também a total harmonia e integração que marcaram a realização de um evento tão importante que visa capacitar membros das forças de segurança, principalmente do estado do Tocantins, para que os mesmos estejam aptos a realizarem missões de busca e salvamento aéreo não só no estado mais também, em eventos internacionais que serão realizados no Brasil como a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016.

Fonte: SSP/TO e CBMTO.

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários