CIOPAER/TO atua para salvar vidas e no combate ao crime

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Aeronave da SSP presta auxílio na apreensão de menor acusado por tentativa de estupro em Palmas

Na tarde de sexta-feira (25/01), por volta das 16h e 15min o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer/TO – TO, órgão subordinado a Secretaria da Segurança Pública, atuou de forma decisiva, nas buscas e, consequente localização de um jovem menor de idade acusado por roubo e tentativa de estupro, praticados contra uma mulher no centro da capital do estado, Palmas.

toA equipe multimissão do Ciopaer/TO realizava patrulhamento aéreo de rotina, quando por volta das 16h foi acionada via SIOP – Sistema Integrado de Operações Policiais, sobre a ocorrência de um possível crime de estupro que estaria em andamento, em um matagal que serve de travessia de pedestres próximo a uma clínica médica nas imediações da Avenida Teotônio Segurado.

O helicóptero de imediato se deslocou rumo ao ponto da ocorrência em apoio às equipes de solo na tentativa de localizar o agressor. Ao chegar ao local, à equipe do Ciopaer/TO visualizou a mulher atacada bem como populares que vinham em seu auxílio, no entanto o acusado havia se evadido.

A aeronave, então efetuou uma varredura minuciosa no local e adjacências, mas não foi possível localizar o agressor. Nesse instante o SIOP novamente informou que denúncias davam conta de que o possível autor estaria no interior de um Supermercado localizado na Teotônio Segurado.

Prontamente o helicóptero seguiu em direção ao local apontado, onde foi constatado que realmente se tratava do acusado que estava tentando empreender fuga. Inicialmente pensou-se que o acusado havia deixado o mercado indo em direção ao um terreno baldio, a aeronave novamente se deslocou e realizou varredura no local e não o encontrou.

Pouco tempo depois, foi informado que o agressor continuava no interior do estabelecimento comercial. A aeronave então se posicionou sobre o prédio realizando a contenção para evitar que o acusado fugisse de novo, enquanto aguardava pelas equipes de solo que chegaram algum tempo depois e apreenderam o acusado conduzindo-o a Delegacia da Criança e do Adolescente – DECA onde mesmo foi reconhecido pela vítima como sendo seu agressor.

De acordo com informações da Delegada Dra. Telma Regina Sousa Soares, responsável pelo caso, o menor de iniciais C.B.S de 17 anos, passou de bicicleta pela vítima e em seguida retornou a pé. Nesse momento utilizando-se de uma faca rendeu a mulher de iniciais R.R.S de 31 anos obrigando-a a se despir parcialmente com a intenção de estuprá-la.

No entanto, a vítima conseguiu repelir o ataque e o acusado então mudou de intenção e exigiu que a mulher lhe entregasse todos os pertences. Depois de recolher o relógio, celular, cordão, brincos e uma pequena quantia em dinheiro, C.B.S evadiu-se do local sem ferir a vítima e após, ser perseguido foi localizado pela aeronave do Ciopaer/TO, sendo posteriormente apreendido pelas equipes policiais de solo.

Após os trâmites legais, C.B.S foi encaminhado ao Centro de Atendimento Sócio educativo – CASE de Palmas onde ficará a disposição do poder judiciário. A vítima conseguiu recuperar todos os seus pertences com exceção do celular que não mais se encontrava de posse do menor infrator.

Ciopaer/TO auxilia vítimas de acidente de trânsito, na Capital

CIOPAER-TOA aeronave do Centro integrado de Operações Aéreas – Ciopaer/TO, órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública – SSP, realizou, na tarde de terça-feira (29/01), atendimento a vítimas de acidente de trânsito em Palmas.

O helicóptero realizava um patrulhamento aéreo de rotina, quando por volta das 17h, deparou-se com uma colisão envolvendo duas motocicletas na Avenida NS 2 na altura da Quadra 904 Sul que havia acabado de acontecer. Imediatamente, a equipe informou ao SIOP, sobre a ocorrência e realizou o pouso para que os tripulantes operacionais pudessem prestar os primeiros atendimentos às duas vítimas que se encontravam no solo.

Após a triagem realizada pelos tripulantes, uma das vítimas, Josiel Carvalho Lopes, 27 anos, condutor de uma das motocicletas, que estava com luxação no ombro direito e escoriações no tórax e membros inferiores, foi estabilizada e entregue aos cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros que chegou ao local em seguida. A outra vítima foi conduzida pelo SAMU para o Pronto Atendimento Norte a fim de que pudesse receber os cuidados médicos necessários.

A interação e harmonia entre a equipe do Ciopaer/TO, Corpo de Bombeiros e Samu foram de fundamental importância e contribuíram muito para que as vítimas do acidente pudessem receber os primeiros socorros com rapidez, eficiência, bem como serem transportadas a unidade de saúde em um curto espaço de tempo.

Aeronave da SSP ajuda na captura de assaltante em Palmas

A equipe multimissão a bordo do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer/TO, atuou na perseguição e consequente prisão de um homem acusado de arrombar uma casa na quadra 904 Sul, na tarde de terça-feira (29/01), em Palmas.

to1A aeronave estava em missão de patrulhamento aéreo rotineiro e, após atender a uma ocorrência de acidente de trânsito, por coincidência na mesma quadra, recebeu a informação de que um homem que havia arrombado uma residência, havia conseguido escapar das equipes da polícia civil e militar e estaria escondido nas imediações da 904 Sul.

A equipe do Ciopaer/TO prestou todo o apoio necessário às equipes de solo, realizando buscas nas quadras adjacentes e com informações dos moradores das quadras e empenho das equipes em solo, Renisvaldo dos Reis Lima, 23 anos, acusado pelo crime, foi localizado e preso.

De acordo com informações da Polícia Civil, uma senhora ligou na 2ª Delegacia de Polícia Civil informando que um elemento desconhecido estava fugindo com um saco de objetos nas costas, após ter arrombado uma casa na Quadra 904 Sul. A testemunha observou quando o suspeito colocou o saco contendo os objetos embaixo de uma árvore e tentou correr.

Após receber a denúncia, Policiais Civis, sob o comando do Delegado Bonfim Santana Pinto, partiram imediatamente na tentativa de prender o criminoso, encontrando-o nas proximidades da casa arrombada. Todavia o mesmo conseguiu correr da PC e passou a ser perseguidos pelos policiais e também com o auxílio do helicóptero da Segurança Pública que fazia as buscas nas imediações em total sintonia com as equipes de solo.

Por volta das 18h20min, Renisvaldo dos Reis Lima foi localizado e preso, sendo conduzido à Central de Flagrantes do 1º DP, onde foi autuado pelo crime de furto e, posteriormente encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas, onde ficará a disposição da justiça. O autuado é reincidente e já cumpriu pena pelo mesmo crime do qual é acusado agora. Mesmo diante de todas as evidências da autoria do furto, Renisvaldo alega inocência.

A Polícia Civil conseguiu recuperar 2 alto-falantes marca Pionner de 1400w de potência cada um, 01 Amplificador, tipo potência marca Roadstar de 2400W de potência, 02 twitter marca Selenium, além de um computador da marca MSI, que havia sido furtados pelo acusado. Após serem periciados, os objetos foram devolvidos ao legítimo proprietário, que na oportunidade elogiou a atuação da polícia civil e militar.

“Estou muito satisfeito por ter recuperado meus pertences graças à ação rápida e eficiente das polícias civil e militar. Os policiais estão de parabéns pelo empenho e comprometimento demonstrado”, ressaltou a vítima.

Fonte: SSP/TO

Fotos: Rogério Oliveira.

 

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários