Comandante do GRAER/PR ministra palestra na UniBrasil

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Paraná, Orlando Artur da Costa, que é comandante do Grupamento Aéreo (Graer) ministrou palestra aos estudantes do curso de Design das Faculdades Integradas do Brasil nesta quinta-feira, 31 de março de 2011. O tenente-coronel tem participado ativamente no salvamento de vítimas de desastres naturais em Santa Catarina, Rio de Janeiro e no Litoral do Paraná. É piloto de avião e helicóptero e atuou nos resgates aéreos.

Segundo a professora Libia Peralta Agudelo, responsável pela disciplina Projeto II, a palestra buscou dar informações necessárias os alunos do 6º período (noturno) do curso, onde o tema deste semestre na aborda a questão “Design contra Desastres”. Ela explica que há mais de um mês os alunos da UniBrasil têm realizado pesquisas sobre como o Design pode contribuir com as vítimas destes desastres.

A professora Libia destaca que os designers precisam estar atentos a necessidade de criarem produtos que possam contribuir para amenizar, prevenir ou até evitar desastres. “O designer pode atuar em vários segmentos, como na disponibilização de informações por meio de textos de informações, sites, mecanismos que ajudem a viabilizar informações”, comenta.

Também lembra que os designers podem atuar junto com outros profissionais no desenvolvimento de campanhas educativas, de prevenção. Ela cita o exemplo das enchentes que ocorrem em Curitiba, geralmente pelo descarte inapropriado de lixo nos rios, bueiros, e esgoto. Se a população for conscientizada por meio de campanhas específicas, lembra a professora, a realidade pode ser outra.

Outra forma de participação do designer é no desenvolvimento de produtos que ajudem no transporte de pessoas feridas, produtos que ajudem as pessoas a se salvarem. Ele lembra do caso do Japão, onde mesas e portas foram adaptadas para servirem de proteção em caso de desabamento. “Também podem projetar carros anfíbios, no caso de desastres como estamos vendo”, sugere.

A professora Libia salienta que produtos estratégicos são desenvolvidos por designer se engenheiros do Exército no caso de situações calamitosas e bélicas. “O trabalho integrado serve para tornar os produtos mais usáveis, palatáveis”, explica.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Paraná, Orlando Artur da Costa, que é comandante do Grupamento Aéreo (Graer), pós graduado em segurança pública e mestre em gestão, abordou os serviços realizados pelo Graer do Paraná na região serrana do Rio de Janeiro e no litoral paranaense.

Ele vê com grande importância a atuação dos designers na fase recuperativa das calamidades. “O designer favorece a construção ou a reconstrução de estruturas de caráter emergencial ou que possam abrigar as pessoas de forma permanente em algumas situações”, exemplifica.

O comandante Graer ressalta a existência do Sistema Nacional de Defesa Civil, e a estrutura nacional, estadual e municipal que é acionada em casos de emergências, para salvamento, abrigo e cadastro das pessoas que perderam seus bens, sempre com intuito de atender suas necessidades básicas.

“É de responsabilidade do município dar o primeiro atendimento, mas muitas vezes os municípios não estão preparados”, lembra. Em casos mais graves, as estrutura estadual é chamada ao atendimento e em graus mais elevados, a estrutura nacional.

Para o acadêmico Ruberval Moreira, do sexto período do curso de Design da UniBrasil, a palestra é importante para que se conheça a experiência de quem atua em situações de desastres. Moreira destaca que nestes casos o designer pode desenvolver produtos inteligentes, leves e de fácil manejo e limpeza.


Fonte: Unibrasil / Colaboração: Jenifer Magri


- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao TC Artur, Comandante do GRAer/PR, por disponibilizar seu precioso tempo em atenção aos alunos de design da UniBrasil.

    Certamente esses alunos conheceram, na pessoa do TC Artur, um excelente profissional e um homem simples e amigo.

    A iniciativa da faculdade também é louvável pois integra a sociedade civil ao árduo trabalho das forças de segurança pública e defesa civil.

    Sucesso a todos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM)

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários