- Anúncio -

Rio de Janeiro – A cerimônia de abertura do VI Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM) aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de março, no Teatro Caixa Nelson Rodrigues, no Centro do Rio. O Rio de Janeiro foi o Estado anfitrião do evento, que chega à sexta edição este ano.

O governador Wilson Witzel esteve presente, ao lado do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr. O encontro foi marcado por muitas homenagens e também por uma palestra sobre direito das mulheres, proferida pela juíza Tula Mello. A Banda Sinfônica da corporação fechou a noite com canções especiais para o público.

Na ocasião, um minuto de silêncio foi dedicado às vítimas da forte chuva que caiu na região Sudeste nesta semana. Entre elas, estão dois militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo que morreram durante um salvamento na Baixada Santista.

Encontro Nacional de Bombeiras Militar teve Rio de Janeiro como estado anfitrião: Divulgação.

A major Karla Lessa, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi homenageada com a medalha “Mérito Avante Bombeiro“. A militar pilotava o helicóptero EC145 responsável pelos primeiros salvamentos na tragédia de Brumadinho em virtude do rompimento uma uma barragem de minério de ferro.

Cerca de 400 militares de todo o país participam do encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros. Na programação aconteceram rodadas de palestras e debates com diversos assuntos do universo de uma bombeira militar – carreira, inteligência emocional, poder de gestão pessoal, desafios e expectativas no ambiente de trabalho.

Foi a primeira vez que o Rio de Janeiro recebeu este evento. Atualmente, cerca de 20% do efetivo do Corpo de Bombeiros fluminense é composto por mulheres nas áreas médicas, mas que também ocupam postos de combatentes, guarda-vidas, entre outros.

Bombeira de garra

O encerramento do VI Encontro Nacional de Bombeiras Militares foi marcado pela realização da “Bombeira de Garra”, uma competição entre as tropas. Equipes compostas por quatro mulheres disputaram o título de corporação mais ágil nos quesitos salvamento terrestre, aquático e combate a incêndio. A finalidade da atividade foi incentivar a prática esportiva pelas bombeiras militares e reciclar conhecimentos nas áreas operacionais.

- Anúncio -