Minas Gerais – O estado de Minas Gerais adquiriu mais cinco helicópteros (03 monomotores AW119Kx-Koala e 02 bimotores Airbus H145) para atuarem em salvamentos e operações aeromédicas no estado. Por enquanto, apenas uma aeronave foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar durante cerimônia solene em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, na quarta-feira (2), na Cidade Administrativa.
O novo Arcanjo 12 (Koala), fabricado na Filadélfia pela empresa Leonardo Helicopters, já iniciou operação na 4ª CEOA, em Uberaba. A entrega dos demais helicópteros está prevista para segundo semestre de 2024 e 2025.
“Foram adquiridos cinco helicópteros para compor o suporte aéreo avançado de vida, combate a incêndio florestal e vistoria em barragens. Esses helicópteros vêm com equipamentos especiais, como guinchos e ganchos para salvamentos de difícil acesso. Serão recursos muito importantes, que servirão para abertura de novas bases, em Juiz de Fora (na Zona da Mata) e Governador Valadares (Rio Doce), e também servirão para renovar a frota que é utilizada nas bases do Batalhão de Operações Aéreas (BOA)”, informou a tenente coronel Karla Lessa, comandante do BOA do CBMMG.
- Leia também: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais adquire dois H145 e um AW119 IFR para operações aeromédicas.
Com essa entrega, o Corpo de Bombeiros opera 02 aviões Grand Caravan e 05 helicópteros (01 H145, 02 AS350B2, 01 AS350B3 e 01 Koala). O segundo Koala, adquirido com recursos do Ministério Público do Meio Ambiente, já está em Belo Horizonte para homologações e montagem dos kits.
O Arcanjo 12, de aproximadamente R$ 35 milhões, é capaz de cumprir diversas tarefas tais como, atendimento pré-hospitalar; atendimento inter-hospitalar; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos.
“É um novo modelo de aeronave mais moderna, que tem capacidade de levar piloto e copiloto, sem necessidade de retirar o copiloto para transporte de pacientes, o que não acontece nas aeronaves mais antigas. Isso dá mais segurança e agilidade nas nossas operações”. completou Karla Lessa.
A aeronave é equipada com guincho de salvamento, podendo atuar para salvar pessoas ilhadas, além de conter todos os equipamentos médicos que a transformam em uma UTI aérea. A entrega da aeronave trará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do estado, tornando Minas Gerais o maior prestador de serviço aeromédico SUS do Brasil, estruturado sob a ótica de rede Inter federativa de saúde. Atualmente, o SUS possui 20 aeronaves aeromédicas habilitadas.