Corpo de Bombeiros de Santa Catarina cria Força Tarefa

Nesta manhã (16/02), ocorreu a solenidade de Criação e Ativação da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar catarinense.

A solenidade aconteceu no Centro de Ensino Bombeiros Militar em Florianópolis, contanto com uma apresentação operacional do emprego dos cães de resgate.

O ato contou com a presença do Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Dr. César Augusto Grubba, do Comandante-Geral da Corporação, Cel BM josé Luiz Masnik, além de autoridades civis, militares e imprensa.

A Força Tarefa, tem a missão de atuar na pronta resposta a desastres e eventos naturais de grande magnitude e atuará em parceria com o SAMU e outros órgãos.

A criação desta Força, deu se ao fato do Estado de Santa Catrina ser periodicamente atingido por eventos naturais extremos, sofrendo com enormes perdas.

O Corpo de Bombeiros Militar, cumprindo sua missão constitucional, busca ajustar e modernizar sua estrutura para a promoção de respostas rápidas para essas emergências em todo o território catarinense.

Formado no padrão de normas internacionais, adaptadas a necessidade catarinense, o modelo ora adotado seleciona e forma os bombeiros militares para a Força Tarefa em 14 (quatorze) áreas especializadas de conhecimento.

Descentralizados por batalhão, estão em fase de formação 12 (doze) Grupos de Força Tarefa, com 12 (doze) bombeiros cada.

As equipes utilizam caminhonetes 4×4 com Kits de ferramentas especializados para o tipo de salvamento em que atuarão – deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais e outros desastres – bem como, toda estrutura de logística para se manter autônoma na área atingida por até 10 dias.

A formação da Força Tarefa permitirá, com a sua completa efetivação, a condição de mobilizar em poucas horas, Bombeiros para atuarem em reforço, por prazo indeterminado, até a conclusão da missão institucional.

Estando descentralizados em todas regiões do Estado, as ações de mobilização serão muito mais rápidas e eficientes, havendo plenas condições do primeiro grupo chegar ao local do desastre em poucos minutos – nos maiores centros urbanos – e em poucas horas nas cidades menores.


Fonte e foto2: CCS Cmdo Geral CBMSC.

Foto1: Alvarélio Kurossu / Agência RBS.


6 COMENTÁRIOS

  1. Aos meus irmãos catarinenses, os meus votos de sucesso e boas missões a todos que venham a constituírem a Força Tarefa do CBMSC.
    Meus parabéns pela iniciativa.

    TC BM Rogério.

  2. Parabéns ao CBM/SC e principalmente ao Sr TC Edupércio Comandante do BOA! Com certeza a criação dessa força tarefa potencializará as ações de Bombeiro no Estado! Bons voos Comandante!

    Cap Farley – CBMMG

  3. Alguém sabe responder se o helicóptero (PT-HLU) que o corpo de bombeiros usa possui mais de 20.000 horas de voo? a aeronave ja foi um globocop, voam bastante diariamente.

  4. Cara Estêfani,

    A ANV usada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi por muitos anos usada pela Rede Globo. Hoje estamos operando do nascer ao por do sol, atendendo em média no verão de quatro a seis ocorrências dia, com uma média de duas a tres horas para a realização destes atendimentos, sendo que nos períodos fora de temporada a média cai para duas a tres ocorrências dia.

    Giovanni Fernando Kemper
    Cap BM Sub Cmt BOA/CBMSC

  5. Caro contribuinte, quem não sabe nada pelo jeito é voce, não tem noção de quanto eu gosto quando me falam que uma aeronave tem mais de 20.000 horas de voo, acho isso fantástico, mostra que a aeronave é realmente boa e infelizmente são poucos helicópteros com esses numeros de horas aqui no Brasil. Eu sei e entendo muito bem o que é controle de componente e manutenção diária, já trabalhei em fábrica de helicóptero, vi também que voce tem dificuldade de interpretação, sou do sexo masculino e não feminino e da proxima consulte num dicionário a palavra contribuinte antes de comentar nesse site. Agradeço ao Cap Kemper pelos esclarecimentos.
    Obrigado!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

15 − onze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários