- Anúncio -

Amazonas – No sábado (08), o Departamento Integrado de Operações Aéreas ministrou instrução de Resgate Aeromédico para o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas no hangar da base do DIOA no Aeródromo de Flores (SWFN).

A instrução teórica foi ministrada pelo TCel BM Helliton, Chefe do DIOA, o qual apresentou aos alunos as missões de segurança pública realizadas pelas tripulações do departamento com ênfase ao tema resgate aéreo com emprego do helicóptero, demonstrando a potencialidade do vetor aéreo no serviço de atendimento pré-hospitalar em apoio às instituições que executam essa missão dentro de suas competências, dentre elas, o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU.

Na parte prática, o Cel BM Carlos Tupinambá apresentou aos instruendos a aeronave e seus sistemas, limitações, equipamentos e a doutrina operacional para o emprego da aeronave para o cumprimento de missões específicas de resgate aéreo no âmbito do DIOA.

Os Sargentos BM Tiago e A. Coelho, operadores aerotáticos, demonstraram aos alunos noções de isolamento e segurança de área de pouso em ocorrências de resgate, embarque e desembarque da vítima em segurança nas aeronaves e fraseologia padrão. “O objetivo é capacitar os socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas a atuarem em conjunto com equipes do Águia do DIOA em missões de resgate aeromédico”, frisou Sgt BM Tiago.

- Anúncio -