EC145 do GTA/MA parte em apoio ao Rio de Janeiro

O Maranhão enviou neste domingo (16) uma equipe de 11 policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo (GTA), especializados em resgate, e o helicóptero EC-145, dotado de alta tecnologia, para dar suporte ao Governo do Rio de Janeiro nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele estado. A determinação foi feita pela governadora do Estado do Maranhão, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça (MJ).

O grupo embarcou às 6h da manhã a abordo da nova aeronave adquirida recentemente em convênio firmado entre os governos estadual e federal e preparada para todos os tipos de missões aéreas. A equipe de nove operadores táticos entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados do GTA darão suporte às ações do governo carioca no resgate de vítimas da tragédia na região serrana, como também à distribuição de donativos – alimentos, água e roupas.

A solicitação partiu do Ministério da Justiça (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em função da qualificação do efetivo do GTA em operações dessa magnitude e pelo Maranhão ser o único estado do Brasil a possuir uma aeronave dotada de equipamentos e tecnologia especifica para esse tipo de trabalho. “A governadora recebeu o pedido do Ministério da Justiça e nos determinou que fosse dado suporte ao Rio de maneira imediata”, declarou Aluísio Mendes.

“Nós temos uma aeronave multimissão capaz de realizar uma série de operações. É o que existe de mais moderno hoje no país em se tratando de ações policiais e de resgate”, disse Aluísio Mendes. “Enviamos também junto com o helicóptero uma equipe especializada para todo e qualquer tipo de salvamento”, ressaltou.

A aeronave propicia uma gama de operações que esse tipo de catástrofe necessita como acesso em locais de difícil acesso e suporte a pessoas feridas. O helicóptero possui uma espécie de mini UTI em seu interior, dispositivo para vôos noturnos, farol de busca potente com infravermelho e guincho elétrico para içamento de até três pessoas simultaneamente. “O helicóptero está totalmente preparado e equipado para esse tipo de trabalho”, frisou.

A previsão é de que o helicóptero e a equipe do GTA cheguem ao estado do Rio de Janeiro por volta das 17h deste domingo. O secretário afirmou ainda que a aeronave permanecerá no estado carioca o tempo que for necessário.

“Vamos fazer o possível para resgatar o maior número de vítimas. Foi para isso que treinamos e é para isso que estamos indo”, afirmou o comandante Oliveira, piloto do Grupo Tático Aéreo com mais de 2.500 mil horas de vôo. O piloto já atuou em operações de salvamento nos estados do Pernambuco, Distrito Federal e também no Maranhão.

Sobre o Grupo Tático Aéreo

Vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.


Fonte: Jornal Pequeno


4 COMENTÁRIOS

  1. Agradecemos, em nome do Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública e da SENASP, o apoio do Governo do Maranhão, na liberação do EC 145 – GTA, que ajudará sobremaneira as ações no RJ. Nossa integração e poder de mobilização já é uma realidade e mostramos que podemos trabalhar juntos.

    Parabéns a todos

    TC Gonçalves
    CONAV-SENASP
    2011-2012

  2. É MUITO CONFORTANTE VER OS CÓ-IRMÃOS ALADOS TOTALMENTE DISPONÍVEIS NO AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.
    NESSES MOMENTOS É QUE VEMOS QUE NÃO EXISTEM FRONTEIRAS QUANDO O ASSUNTO É SOCORRIMENTO PÚBLICO, E QUE OS NOBRES GUERREIROS DO AR, INDEPENDENTE DO ESTADO FEDERATIVO QUE ESTÃO SEDIADOS,SÃO ETERNAS SENTINELAS AVANÇADAS AO “BEM SERVIR”.
    AOS IRMÃOS QUE DEIXARAM O CONFORTO DE SEUS LARES, PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO E O INUSITADO, FAÇO VOTOS QUE NOSSO BOM DEUS OS PROTEJA E QUE OS LEVE EM SEGURANÇA DE RETORNO AO SEIO DE VOSSAS FAMÍLIAS APÓS O CUMPRIMENTO DA NOBRE MISSÃO.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

10 + dezoito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários