- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Maranhão – Era 24 de dezembro de 2019, véspera de Natal, quando iniciou o drama dos pais do pequeno bebê de 11 meses. Internado no Macrorregional de Presidente Dutra, com pneumonia, o quadro evoluiu e o bebê precisava ser transportado com urgência para UTI em São Luís.

“A gente ficou em desespero e nos agarramos na providência de Deus. Se não fosse o helicóptero da CTA nosso filho não estaria vivo”. O relato da mãe do bebê de 11 meses evidencia a importância de uma das funções do Centro Tático Aéreo (CTA), o transporte aeromédico.

Com uma base em Presidente Dutra desde janeiro de 2018, muitas outras vidas, como a do bebê, foram salvas. Mas além do atendimento médico emergencial para a população da região central do estado, a base conta com helicóptero, viaturas e efetivo, para atuar no combate ao crime, realizando buscas, salvamentos e resgates e no apoio à defesa civil.

O Centro é responsável em apoiar as ações dos órgãos da segurança pública, as polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, no que for necessário”, explica o comandante do CTA de Presidente Dutra, subtenente Elias de Melo.

Os pais do bebê de 11 meses, que utilizou o serviço aeromedico do CTI. Foto: Nael Reis/Secap

Em posição estratégica em Presidente Dutra, a base atende pelo menos 74 municípios, que estão num raio de 100 milhas náuticas. Com isso, a aeronave leva no máximo uma hora no deslocamento até o ponto mais distante atendido. Na maior parte das cidades, o helicóptero chega em questão de minutos.

Para o comandante, um dos principais ganhos ao longo desses dois anos de instalação da base no município é o reforço da segurança na região, principalmente no combate ao tráfico e cultivo de entorpecentes e na prevenção de roubo de bancos, que diminuiu drasticamente.

Subtenente Elias de Melo, comandante da base de Presidente Dutra. Foto: Nael Reis/Secap

Além da atividade policial, nós desenvolvemos também as ações de defesa civil. Nós temos o departamento de salvamento, resgate e de defesa civil do CTA, na qual tem uma equipe de bombeiros especializadas em todos os tipos de salvamento. E quando surge a ocorrência, a aeronave é acionada e esses bombeiros partem para executar a missão”, relatou o comandante.

O serviço aeromédico é uma das atividades que causa maior impacto na vida das pessoas. O helicóptero, que comporta um paciente juntamente com um médico e um enfermeiro, realiza o transporte rápido de pacientes críticos. E é isso que vai ficar guardado para sempre na memória do pai do bebê resgatado.

“Eu nunca vou esquecer a chegada do helicóptero, descendo para salvar a vida do meu filho. A gente não tem nem palavras para descrever o que eles fizeram na nossa vida. Deus deu a vida novamente para o nosso filho, pelas mãos deles, porque conseguimos transferir nosso filho com rapidez”.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários