Encerrado o CTO/2011 do GRPAe de São Paulo – “Águia”

No dia 07/10 ocorreu a solenidade de encerramento do Curso de Tripulantes Operacionais – CTO/2011. A solenidade de entrega de certificados aos formandos e homenagem aos primeiros colocados do curso aconteceu no Palácio Das Artes na cidade de Praia Grande, SP.

Todos os 27 alunos que começaram o curso concluíram com aproveitamento e destacaram-se em mais um curso realizado pelo GRPAe, sendo 24 policiais militares do Estado de São Paulo (entre soldados, cabos e sargentos) e 03 graduados da Força Aérea Brasileira.

O curso aconteceu na Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande e tiveram todo o tipo de treinamento, desde atividade física, procedimentos detalhados na torre de treinamento, na sala de rádio e em sala de aula até os estágios operacionais, com visitas técnicas no 1º BAvEx, CIAvEx/Taubaté, SERIPA/SP, Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, Base de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos, além de treinamento de combate a incêndio.

Foram realizados treinamentos práticos na área militar do Exército – Forte Itaipú de Praia Grande (embarque e desembarque em encosta e puça), treinamento na serra do mar (Vale do Rio Quilombo) com apoio do 1º e 6º GB (sobrevivência na mata, resgate de vítimas em locais de difícil acesso, infiltração pelo rapel e cesto) e treinamento de tiro embarcado na Pedreira Anhanguera.

Outro ponto alto do curso foi o treinamento da fraseologia e coordenação de cabine, onde todos os alunos treinaram individualmente a função de lançador (plataforma e em voo). O treinamento de lançador foi avaliado individualmente durantes os voos. Esse é um curso técnico e com a evolução do cursos já realizados pelo GRPAe nesses 27 anos, busca-se, cada vez mais, a especialização desses profissionais, com o objetivo que colocá-los em situações bem próximas da realidade e nos ambientes em que exercerão suas funções futuramente.

O Tripulante denominado “lançador” é aquele que coordena, da cabine, todas as ações realizadas por tripulantes, guarda-vidas, bombeiros e policiais, como, por exemplo, rapel, mac-guire, puça, cesto, bumby bucket, maca de montanha (ribanceira), desembarques e embarques táticos, etc, onde a segurança operacional será sempre avaliada pelo lançador, pois é ele é a “visão” dos pilotos no momento da operação realizada.

Confira o vídeo do curso:

Como destaque no curso os alunos realizaram carga horária de voo maior que dos cursos anteriores, simulando situações reais em que o tripulante atua no salvamento ou em ocorrências policiais, perfazendo um total de 20 horas de voo, dentro da matéria Técnica e Prática Operacional, ministrada pelos Sargentos Edmar e Gomes.

Para o próximo quadriênio (2012 – 2015) o currículo do curso será reformulado, permanecendo as doze matérias existentes, ocorrendo a readequação do conteúdo e carga horária, a fim de tornar o curso ainda mais técnico. Hoje, o curso possui a carga horária de 222 horas.

Os policiais, que ora terminam o curso, passaram por uma exaustiva e concorrida seleção interna na Polícia Militar e com o término do curso estão aptos a iniciarem seus respectivos estágios no GRPAe, até poderem assumir definitivamente suas funções a bordo das aeronaves.

Os primeiros colocados do curso:

1º Colocado: CB PM ALEXANDRE APARECIDO DA CRUZ
2º Colocado: CB PM RENATO QUINTILIANO DA SILVA
3º Colocado: SD PM DILSON FRANCISCO TOZINI

Formandos do curso – Policiais Militares:

3º SGT PM WILLIAM ROBERTO DE BARROS CORAL
3º SGT PM HARLES HENRIQUE GROSSO
CB PM FERNANDO PINTO DOS SANTOS
CB PM GIOVANI TADEU DE CARVALHO
CB PM JÚLIO CÉSAR DE OLIVEIRA
CB PM ROBERTO RODRIGUES
CB PM SÉRGIO DOMINGOS DIAS
CB PM ADRIANO RODRIGUES NOGUEIRA
CB PM SEBASTIÃO CARLOS VIEIRA JÚNIOR
CB PM TIAGO ENDRIGO DE OLIVEIRA
SD PM FÁBIO ALVES DA SILVA
SD PM VITOR PAULO MARTINS DIAS
SD PM MARCELO DOS SANTOS PINTO
SD PM DEMETRIUS DE MORAES JÚNIOR
SD PM RODRIGO MACIEL DA SILVA
SD PM CARLOS FRANCISCO FERREIRA DE ALMEIDA
SD PM MARCOS ANTONIO PERES
SD PM ANDRÉ WESLEY DE AGUIAR
SD PM ROBSON CARLOS GONZAGA
SD PM FABIANO DE SOUZA
SD PM ANDERSON LUIZ NEVES DA SILVA

Formandos do curso – Militares da FAB:

SO SGS FAB EDGARD SHIMIZU
2º SGT FAB ANDRE BRÁS DO NASCIMENTO
3º SGT FAB RAFAEL FERREIRA DA SILVA

Confira algumas fotos do curso:



Fotos: Robson Cristhiano Produções, e-mail: [email protected], Tel: (13) 7806-2568, ID: 84*92599.

Texto: Eduardo Beni.


6 COMENTÁRIOS

  1. Graças ao nosso bondoso Deus,tudo ocorreu bem com final muito emocionante,a esperada entrega do diploma.E todos bem…
    Orei,torci,vibrei por voces,por varios e varios dias ai….literalmente sofri junto com todos voces;
    Foi muito bom!Dias de provaçoes e tempestades,com toda essa dificuldade,Deus nos fortaleceu fisicamente e espiritualmente,para sermos melhores a cada dia.
    Desejo a todos os tripulantes, que nao se esqueçam de ser “aguia” em todo tempo,assim Deus ira honrar a cada um,sempre dando a fe,força e a vontade de vencer….e a vitoria que vem Dele….
    Ahhh,…….TODA SORTE DE BENÇAO PARA VOCES…….. DA MENINA CHICOOÓ´……ZINHA…..rrrssss….

  2. Parabéns ao GRPAe por mais uma turma de CTO, pois tenho muito orgulho de ter aperfeiçoado por esta Unidade de excelência e que deve ser exemplo para todas as Instituiçoes de Segurança e Defesa Social. PARABÉNS FORMANDOS!

    CAP PMPB CAVALCANTI

  3. Parabéns!!! O Reconhecimento vem através de ATITUDES e AÇÔES…que Deus continue auxiliando todos vcs nestas tarefas tão DESAFIADORAS e HUMANAS.
    Me orgulho muito que meu mano (Edvaldo Soares) esteja entre vcs…Muita saúde á todos!!!Aquele abraço!!!
    Nívea Soares

  4. Obrigado aos instrutores que a cada dia nos passaram não só tecnicas e conhecimento,mas junto com isso passaram vibração,coragem e experiencias de verdade as quais cada um passou e viveu.Me sinto muito orgulhoso em saber que estas pessoas”instrutores”,desempenham a função a eles determindas com verdadeiro amor e competencia.
    Aos amigos formandos e espalhados nas BRPAe fica ja a saudade de todos os momentos que estivemos juntos…Valeu CTO2011,”Avança ZECA”….kkkkkkkk

  5. Agradeço a Deus por ter me dado um irmão tão corajoso, destemido um exemplo de homem, ONDE PASSOU POR TANTAS PROVAÇÕES E SUPEROU TODAS EM CRISTO JESUS, MEU IRMÃO É MEU ORGULHO TE AMO….

    PARABENS…
    CONTINUE SEMPRE NOS CAMINHOS DO SENHOR.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

oito − seis =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários