Entregue oficialmente o helicóptero Arcanjo-03 em Blumenau

- Anúncio -

Santa Catarina – A partir desta quinta-feira (17/03), a população do Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte passarão a contar oficialmente com o apoio aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina de maneira ainda mais rápida e eficiente: foi entregue o helicóptero Arcanjo-03, agora uma aeronave própria, com base em Blumenau (município sede do 3° Batalhão).

A permanência da aeronave na região se deu após cinco meses da implementação provisória do Arcanjo-03 na cidade, inicialmente cedido pela empresa Helisul Taxi Aéreo e posteriormente locado pela Secretaria de Estado da Saúde. Neste período foram mais de 250 ocorrências atendidas, 210 pessoas salvas. A demanda da região causou mobilização popular, de classes empresariais, lideranças comunitárias e poder público, em prol da aquisição de aeronave própria e oficialização da nova base no Alto Vale do Itajaí.

IMG_8967

A cerimônia de entrega das chaves da aeronave contou ainda com a formatura do Curso de Capacitação de Transporte Aeromédico em Asa Fixa (aviões), entrega de comenda de Mérito da Aviação Bombeiro Militar e viaturas operacionais ao 3° Batalhão – duas caminhonetes modelo Frontier e uma carreta de reboque de materiais, adquiridos com recursos oriundos do convênio existente entre o município de Blumenau e CBMSC.

“Blumenau é uma cidade grande, importante para o Estado, tem na história períodos tristes como os das enchentes. Mas, ao mesmo tempo, tem um povo que ergue a cabeça e dá a volta por cima. É parte de uma região grande e estratégica, com demanda constante de atendimento aéreo. É uma honra entregar este helicóptero a uma localidade que precisa e merece a atenção e apoio do Corpo de Bombeiros Militar”, afirmou na ocasião o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, “toda a comunidade tem sido testemunha do empenho a esta causa em prol do Vale do Itajaí. A confirmação da presença do Arcanjo-03 é uma decisão acertada, um serviço absolutamente necessário”.

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, reforçou a união das comunidades e mobilização coletiva para a permanência do helicóptero. “Houve discussão sobre o investimento aqui empregado, e não há dúvidas de que é uma aplicação eficaz, pela rapidez e eficiência que o Arcanjo-03 tem atendido a região e salvo muitas vidas”, complementou.

O bispo diocesano de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, proferiu uma reflexão ecumênica sobre a importância do serviço para a população da região, e uma bênção ao helicóptero e tripulação.

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba; o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus; os Deputados Estaduais Leonel Pavan e Ismael dos Santos; o Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff; o Chefe de Estado-Maior do CBMSC, Coronel BM Edupércio Pratts; o Comandante da 23° Batalhão de Infantaria, Tenente Coronel Fernando Cesar Costa de Almeida; a Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Claudete Lehmkuhl; o Delegado Regional da Polícia Civil de Blumenau, Rodrigo Marchetti; o Cônsul Honorário da Alemanha, Hans-Dieter Didjurgeit; o Gerente Estadual do SAMU, Dr. César Augusto Korczaguin, o Prefeito Municipal de Rio dos Cedros, Fernando Tomaseli; a Prefeita em Exercício de Itajaí, Dalva Maria Rhenius; o Diretor Presidente da Helisul Taxi Aéreo, Eloy Biezus.

Fotos:

Créditos: CCS do CBMSC / Soldado BM Maria Gabriela / Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários