- Anúncio -

Minas Gerais – Por volta das 16h40 da terça-feira (02), quando a equipe do helicóptero Arcanjo 08 da 2ª Cia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros fazia aproximação para o heliponto do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Varginha, o piloto percebeu pipas nas proximidades da área de pouso e para evitar um incidente, decidiu pousar em um pasto próximo ao batalhão.

A equipe retornava de uma missão e de acordo com o Corpo de Bombeiros, a medida foi necessária devido a grande quantidade de pessoas, entre adultos e crianças, que estavam soltando pipas na área de pouso. Uma equipe em terra foi até o local e apreendeu linhas comuns e chilenas, além das pipas.

O Corpo de Bombeiros alerta que essas práticas colocam em risco as operações de aeronaves, pois as linhas das pipas podem enroscar no rotor principal ou no rotor de cauda do helicóptero, danificando partes da aeronave, ou até mesmo causar lesões nos tripulantes que estiverem no esqui da aeronave auxiliando a aproximação.

Incidentes entre linhas de pipas e helicópteros são comuns e colocam em risco as operações. O Corpo de Bombeiros pede que a população denuncie pessoas que vendem e usam as Linhas Chilenas. De acordo com a Lei Estadual nº 23.515/19, é proibido o uso de linhas cortantes em áreas públicas e comuns.

Os bombeiros militares alertam para que as pessoas não realizem essa prática próximo a edificações, aeronaves em operação, helipontos, aeroportos, fiações, motocicletas, veículos e pessoas. Pedem também que os responsáveis orientem as crianças sobre as normas e os perigos que as linhas podem causar.

Outro Caso

Em 2016, uma linha de pipa causou danos às pás do helicóptero Arcanjo 03 utilizado pelo Corpo de Bombeiros, em Varginha. A aeronave voltava de uma missão na rodovia Fernão Dias e ao fazer o pouso no heliponto na Base situada no 9º Batalhão de Bombeiros Militar, uma “pipa” enroscou no rotor principal da aeronave, causando danos em uma de suas pás.

Em 2016, linha de pipa deixou helicóptero do Corpo de Bombeiros danificado em Varginha, MG.
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários