- Anúncio -

Santa Catarina – Na quinta-feira (16) foram realizados dois atendimentos pelo SAER/SARA. O primeiro deles foi um apoio ao SAMU de paciente grave que evoluiu para parada cardiorrespiratória (PCR). O paciente foi reanimado e apresentava instabilidade hemodinâmica. Devido a gravidade do caso e necessidade de tempo resposta, o paciente de 74 anos, proveniente de Quilombo, foi transportando pelo helicóptero até o Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó.

A segunda ocorrência tratou-se de paciente com infarto agudo do miocárdio ocorrido na cidade de Campo Erê, o qual necessitava de procedimento emergencial de referência cardiológica no Hospital São Paulo de Xanxerê. Nesses casos o tempo resposta da aeronave é muito importante para a sobrevida e a diminuição das sequelas pós-tratamento. O Corpo de Bombeiros realizou o transporte terrestre.

Na sexta-feira (17), segundo informações de Robson Souza, médico plantonista do SARA (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico), um paciente de 52 anos, com forte dor torácica, típica de infarto e hipertensão arterial, necessitava de transferência urgente do Hospital Regional de Chapecó para Hospital São Paulo em Xanxerê

O helicóptero do SAERFron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) da Polícia Civil foi utilizado para o transporte, a fim de possibilitar ao paciente procedimentos e tratamento especializado. O SAMU 192 apoiou a equipe no transporte terrestre do paciente.

- Anúncio -