As sete turmas do Curso de Formação de Investigadores de Polícia, realizado na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) concluíram, na manhã desta segunda-feira (18/06), o ciclo de palestras sobre o Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer) – unidade vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná.
Durante duas semanas os policiais puderam conhecer a aerodinâmica do helicóptero, sustentação, comunicação, controle do espaço aéreo, embarque e desembarque, acionamento em ocorrências de polícia judiciária e diversos outros conceitos.
Para associar a formação teórica à prática, os policiais civis tiveram a oportunidade de conhecer uma das aeronaves utilizadas pelo Graer.
Por volta das 11 horas, o helicóptero EC130B4, prefixo PR BOP, sob o comando do capitão Fávero e tripulado por mais três policiais militares e um civil, pousou no pátio da ESPC para que todos pudessem conhecer os equipamentos a bordo e a tripulação completa.
Para o diretor da ESPC, Luis Fernando Viana Artigas Junior, esta oportunidade é de suma importância para os alunos e vai de encontro às diretrizes curricular da Instituição.
O delegado de polícia Renato Coelho de Jesus, responsável pelas palestras, ressaltou a importância da proximidade entre os pilotos, tripulantes e demais servidores do Graer, com os alunos e policiais civis. “O apoio aéreo faz parte da realidade diária policial. A atividade de polícia judiciária e administrativa se faz com as melhores ferramentas de trabalho, e o helicóptero é uma delas”.
Fonte: SSP/PR