Estudo para um Programa de Ascensão Técnica e Treinamento Operacional para Trip Op do BOA/CBMSC

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Autor: Cadete BM MAICON ÉDER MOTELIEVICZ
Orientador: Ten Cel BM EDUPÉRCIO PRATTS

A presente pesquisa teve como estudo principal analisar alguns dos diversos treinamentos e existentes no Brasil e no próprio Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), para então poder propor um Programa de Ascensão Técnica e Treinamento Operacional para Tripulantes Operacionais (PAT-Top) do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) a fim de orientar sua formação, operação e instrução no âmbito do CBMSC de acordo com legislação aeronáutica do Brasil.

Para isso foi necessário realizar uma pesquisa, tanto documental, quanto de campo, cumprindo quatro dos objetivos específicos propostos.

A pesquisa documental revelou vários aspectos pertinentes à função de Tripulante Operacional (TOp), aspectos estes históricos, legais e culturais de cada organização. Revelou a importância de tal estudo no sentido de adequar às atividades aéreas do BOA/CBMSC, as legislações vigentes e a tendências das legislações que ainda estão em elaboração.

Demonstrou também as particularidades dos treinamentos de formação e pós-formação de cada Órgão de acordo com suas finalidades, além de expor a importância de um PAT-TOp para a proficiência da função, que contribuíram como base deste estudo.

A pesquisa de campo, através de questionários e entrevistas com perguntas abertas e fechadas, possibilitou identificar alguns aspectos importantes para este estudo do ponto de vista dos próprios integrantes do BOA/CBMSC e do BAPM/PMSC. Pesquisa esta, que foi imprescindível para a elaboração de um PAT-TOp condizente com a real situação da Corporação.

Analisando as hipóteses propostas pelo autor, conclui-se que elas foram corroboradas. A primeira hipótese (Se o estabelecimento de parâmetros de treinamento para o TOp for bem definido, a ação da equipe se torna mais eficiente e concisa, pois todos terão os mesmos enfoques necessários para o atendimento a ocorrências) ficou bastante clara, pois se observa que cada Órgão possui o seu padrão de treinamento que deve ser seguido e conhecido por todos que ali operaram.

A pesquisa de campo também corrobora essa hipótese, pois traz como informação que a maioria reconhece a importância de treinamentos periódicos e definidos e entendem que apenas o curso de formação não é suficiente para sua proficiência técnica.

A segunda (Se o CBMSC não possui um PAT-TOp, este estudo vem ao encontro da necessidade de adequação a legislações aeronáuticas vigentes) foi abordada e confirmada com a explanação sobre os aspectos legais e os treinamentos no BOA CBMSC.

Visto que é de competência do Órgão o treinamento de seus TOp, porém o BOA ainda não possui um regulamento que defina estes treinamentos de forma regular e continua. Além de que, através dos questionários, os integrantes do BOA ressaltaram a importância perante as necessidades da Corporação, quando todos consideraram a proposta importante ou muito importante.

Nesse sentido, conclui-se que a é importante o estabelecimento de um padrão mínimo evolutivo, que possibilite uma ampliação de conhecimentos e experiências, na medida exata de suas responsabilidades e exigências operacionais em um tempo pré-definido, a fim de proporcionar qualidade ao serviço oferecido pelo TOp do BOA e de modo geral a todo o CBMSC. Para isso, foi proposto um PAT-TOp do BOA/CBMSC, a fim de que seja aprovado por Portaria do Comando Geral para regular a ascensão técnica dessa função dentro dos quadros da Corporação.

E ainda, conforme contribuição desta pesquisa, conclui-se que tal proposta é de aplicação altamente viável e necessária para a Corporação, regulando o treinamento e ascensão técnica dos TOp, mantendo-os capacitados a qualquer tempo e com padrão mínimo esperado para o desempenho de suas atribuições. Deixando-o a disposição de todos para melhorias e sugestões.

- Anúncio -

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Cad Motelievics pelo trabalho produzido!
    Com sua monografia pude conhecer parte das atividades do CBMSC.
    Parabéns ao CBMSC pelo incentivo ao desenvolvimento da atividade aérea!
    Um abraço e bons voos!

  2. Parabéns ao Cadete MotelIevics e ao seu orientador pelo excelente trabalho para a Aviação.
    Bons e Seguros Voos!!

    Maj Ricardo
    Operações e Sub Cmte BAPM/PMSC

  3. Obrigado Senhores. E espero realmente que este estudo venha a somar na qualidade dos serviços de Aviação de Segurança Pública oferecidos em nosso País.
    Respeitosamente – Maicon Éder Motelievicz – Cad BM

  4. Gostaria de parabenizar o Cadete Maicon pelo excelente trabalho realizado. Trabalho este que irá somar aos poucos trabalhos voltados para a aviação de segurança publica no Brasil. Meus cumprimentos tambem ao Cel Edupercio pela excelente orientação e oportunidade que vem dado a quem tem o proposito de enriquecer a literatura aeronautica Bombeiro Militar, e por fim cumprimento o BOA-CBMSC, unidade que tive o prazer de realizar meu estagio operacional em minha formação Bombeiro Militar. Bons voos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários