Eurocopter instala primeiro heliponto com recurso de segurança para pousos em condições climáticas adversas

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A pista de pouso para helicópteros na sede da Eurocopter em Donauwörth, na Alemanha, é o primeiro heliponto na Europa a usar o Localizador de Desempenho com Orientação Vertical (LPV), um procedimento de aproximação por instrumentos de alta precisão com suporte de GPS.

O novo recurso suplementa os sistemas de orientação laterais convencionais, adicionando um componente vertical que permite, pela primeira vez, a visualização das orientações de abordagem e de aproximação numa tela 3D. Essa melhoria na orientação alivia a pressão sobre os pilotos e aumenta a segurança, já que os obstáculos podem ser sobrevoados com segurança, mesmo quando as condições de visibilidade são difíceis.

EC145 Alemanha Eurocopter_CharlesAbarr

A licença que permite as abordagens LPV para o heliponto de Donauwörth também pode ser usada pela Eurocopter em testes dos mais recentes sistemas de navegação para uso em seus helicópteros. E isto já vem sendo feito com os modelos biturbina EC135 e EC145 T2.

Os clientes internacionais do grupo se beneficiarão com essas melhores condições para abordagens de pouso, pois seus helicópteros poderão decolar e pousar mesmo com mau tempo. A Eurocopter também vai oferecer aos operadores e pilotos cursos de formação para o novo sistema.

O procedimento de aproximação por instrumentos LPV é baseado no Serviço Europeu de Navegação por Sobreposição Geoestacionária (EGNOS), baseado em satélites, o que aumenta a precisão das informações do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) ao indicar o posicionamento tridimensional.

O uso da abordagem LPV é mais um indicativo da experiência da Eurocopter em adotar tecnologia de ponta para pouso de helicóptero. Mesmo antes da adoção do LPV, a companhia já era pioneira na utilização de procedimentos de abordagem inovadoras.

Em 2008, por exemplo, Donauwörth se tornou o primeiro heliponto Europeu a introduzir o RNAV por satélite (navegação de área) especificamente para o uso de helicópteros e, recentemente, a Eurocopter em Marignane (França) aprovou com sucesso o novo patamar.

Além disso, a pista especial para helicópteros da Eurocopter, na qual são realizados cerca de 6.000 decolagens e pousos por ano, é um dos poucos helipontos do mundo certificado como adequado para todas as operações de clima, de acordo com os requisitos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Fonte: Eurocopter / Charles Abarr.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários