FAA e EASA emitem “Emergency Airworthiness Directives” para aeronaves AS350B3

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No mês de outubro/12, a EASA e o FAA emitiram uma EAD (Emergency Airworthiness Directives) para todas as aeronaves AS350B3e. Esse documento foi motivado por falhas prematuras dos mancais laminados meio-esféricos, proveniente de vibrações do rotor de cauda. Esta EAD requer a instalação de duas placas de alerta no cockpit e a revisão do Manual de Voo do Helicóptero (RFM). As revisões da RFM são bastante substanciais pois inclui a redução da VNE para 100kts ao nível do mar.

Estas ações se destinam a impedir a vibração devido a uma falha dos mancais, seguida da falha do rotor da cauda, e a subseqüente perda de controle do helicóptero. Assim, esse documento, determina, entre outras coisas, o seguinte:

• Antes da viagem, instalar dois avisos no painel de instrumentos acerca da nova VNE.
• Antes da viagem, rever o Manual de Voo do Helicóptero (RFM) para reduzir o limite de velocidade – VNE.
• Antes da viagem e após cada voo, sem exceder 3 horas entre dois cheques, verificar visualmente os mancais.
• O proprietário/operador (piloto) pode realizar as verificações visuais exigidos por estes EADs.
• Se for observado uma extrusão de qualquer espécie, os quatro mancais semi-esféricos deverão ser substituídos antes do próximo voo.
• Se houver uma separação ou uma fenda no lado do mancais, medir a separação ou a trinca. Se a separação ou a fenda for maior do que 5 milímetros (0,196 polegadas), os quatro mancais deverão ser substituídos antes do próximo voo.
• Após o último voo do dia, realizar uma inspeção única, removendo os mancais e inspecionando uma separação, uma rachadura ou uma extrusão. Se houver uma separação, rachadura, ou por extrusão, antes do próximo voo, substituir os quatro mancais.


EASA – Airworthiness Directive 2012-21-51.

FAA – Airworthiness Directive 2012-21-51.


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4 COMENTÁRIOS

  1. De grande utilidade o presente artigo! Ontem mesmo eu estava voando o B3 do GAM e tivemos problemas de vazamento de oleo na CTT… Sera que existe alguma relacao desse vazamento com os mancais citados no artigo?

    Parabens ao Piloto Policial por mais esse artigo de utilidade publica! Quem quiser ler besteiras variadas que leia o meu blog… kkk

    Abraco a todos. Bons voos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Operacoes Aereas RJ

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