- Anúncio -

O Imageador aéreo e o farol de busca da Trakka Systems são equipamentos consagrados nas operações aéreas policiais no mundo, entretanto, esses sistemas também são muito utilizados pelos serviços aeromédicos e de salvamento nos EUA e na Europa, pois auxiliam as tripulações nas aproximações, buscas e também ajudam a posicionar as equipes de solo.

No Brasil, o farol de busca e o imageador são equipamentos muito utilizados pela Aviação Pública, especialmente nas operações policiais e de busca, além de terem enorme potencial nas operações de resgate aeromédico e salvamento de pessoas feridas ou perdidas na mata.

Esses sistemas possuem também papel importante no auxílio durante o voo em áreas remotas e nas aproximações em áreas sem infraestrutura, além da integração ao sistema de visão noturna (NVG), como acontece nos serviços aeromédicos dos EUA.

Alguns faróis de busca oferecem diferenciais, como opções de filtros para a luz emitida pelo equipamento, adequadas para diferentes tipos de missões. No caso do farol de busca A800 fabricado pela Trakka Systems, o filtro vermelho é indicado para trabalhos de perto, tais como operações de içamento, pois reduz a perda de visão noturna, além de menor ofuscamento e vertigem para o pessoal de terra. O âmbar atravessa fumaça, umidade e vegetação e possui melhor contraste e definição de cor, além reduzir a retorno (reflexo).

Tamanha a importância do farol de busca em aeronaves destinadas às operações de salvamento e de transporte de enfermos que a Agência Nacional de Aviação Civil recomenda a sua utilização em seus respectivos regulamentos – RBAC 90, 90.377 e IAC Nº 3134, 3.21.2, tendo em vista a segurança que proporciona às equipes nas operações.

Já o imageador aerotransportado é capaz de capturar imagens de alta definição coloridas, com pouca ou nenhuma luz natural, utilizando-se de tecnologia infravermelha que identifica o calor irradiado pelos objetos ou corpos a longas distâncias e cobre grandes áreas durantes missões de busca, resgate e salvamento.

Além das funcionalidades básicas do imageador TrakkaCam, existe um diferencial no sistema. Trata-se de um identificador de alvos móveis. Ele auxilia o operador a encontrar na tela movimentos que o olho humano pode não detectar, com a análise de movimentação dos pixels da imagem. Esse acessório em uma operação de busca e salvamento pode fazer toda a diferença.

CIOPAER de Tocantins adquiriu Sistema Trakka

Pensando nisso, no início de dezembro, o Governo de Tocantins publicou termo de homologação de licitação para aquisição de um Sistema Noturno de Vigilância Aérea, composto por 01 Sistema Eletro-Óptico e Infravermelho (Imageador Térmico) e 01 Farol de Busca.

Equipe do CIOPAER e SAMU realizam transporte de vítima em estado grave de Miracema para Palmas, TO. Foto: Divulgação.

A empresa Avionics Services saiu vencedora do certame com os equipamentos Trakka Systems. O Farol de busca TrakkaBeam A800 foi adquirido pelo valor de R$ 758.000,00 e o imageador térmico TrakkaCam TC300 por R$ 4.348.000,00. O contrato deve ser assinado essa semana.

Na aquisição estão incluídos os serviços de projeto, instalação, integração, homologação aeronáutica e treinamento de pessoal para operação no helicóptero Airbus H125 (AS350B3+) do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER/TO).

Até essa aquisição, as operações aéreas do CIOPAER estavam limitadas ao período diurno, deixando sem cobertura aérea um percentual relevante de ocorrências registradas após o por do sol.

Com a recente aquisição do farol de busca e o imageador térmico, a pretensão é potencializar as ações de policiamento, resgate aeromédico, busca e salvamento e tornar mais efetivas as diversas missões a que estão sujeitos diariamente.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários