Formatura de conclusão do Curso de Piloto de Combate – Turma 2010

O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) concluiu, no período de 07 a 18 de junho de 2010, a formação de 21 oficiais-alunos do Curso de Piloto de Combate (CPC/2010).

A fase final do Curso foi realizada com o apoio da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), oportunidade em que houve o aproveitamento das horas de voo para a integração de exercícios com os Cadetes do Curso de Cavalaria e Curso Avançado, nas operações de Combate em Ambiente Urbano e Incursão Aeromóvel, respectivamente.

No dia 18 de julho, ocorreu a formatura operacional com a cerimônia de brevetação no pátio de formaturas da AMAN e foi presidida pelo Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Antonio Gabriel Esper, piloto militar de helicóptero mais antigo em atividade no EB.

Na manhã de 25 de junho, ocorreu a formatura de conclusão do Curso de Piloto de Combate 2010, nas dependências do CIAvEx no Comando de Aviação do Exército, e foi presidida pelo Comandante da AvEx, Gen. Peternelli, contando ainda com a presença do Gen. Araújo Lima (Comte. 6º BIL), Cel Castro (Comte. do CIAvEx), demais militares e familiares dos formandos.

A cerimônia teve início com a inauguração da placa da turma 2010, na sala de instrução do CPC, realizada pelo TC PMDF Yamasaki, oficial-aluno mais antigo da turma.

Cabe ressaltar que, pela primeira vez, dois oficias aviadores da Força Nacional de Segurança Pública participaram e concluíram o CPC.

A turma 2010 foi composta pelos seguintes militares:

Exército Brasileiro:

Cap Art Eric Lessa, Cap Cav Thiago, Cap Art Coutinho, Cap Art Colares, Cap Inf Campos, Cap Inf Lázaro, Cap Inf Bottechia, Cap Cav Daniel Braga, Cap Cav Hermógenes, Cap Inf Peixoto, Cap Inf Medeiros, Cap Inf Guerra, Cap Art Guarnier, 1° Ten Inf Balles, 1° Ten Cav Jeferson, 1° Ten Inf Aleixo e 1° Ten Art Flecher.

Marinha do Brasil:

CT Rangel e 1° Ten (FN) Esteves

Força Nacional de Segurança Pública:

Ten Cel PMDF Yamasaki e o Major CBMERJ Rammon.

Instrutores:

Cel Cav Castro, TC Inf Danilo, TC MB Carvalho, Maj Inf Púppio, Maj Inf Donizetti, Maj Art Chan, Maj Cav Márcio, Maj Inf Amorim, Maj Cav Bomfim, Maj Cav Dizioli, Maj Inf Piffer, Maj Cav Tavares, Cap Cav Souza Júnior, Cap Cav Hirashima, Cap Com Fábio Araújo, Cap Inf Altair, Cap Eng Vinhote, Cap Inf Saraiva, Cap Cav Solano, Cap Eng Clayton Félix, Cap Inf Giordani, Cap Com Rodrigo Macedo, Cap Inf Calheiros, Cap Inf Angelo, Cap Inf Linares, Cap Inf Pelinsari, Cap Inf Barbosa, 1° Sgt Alexander, 1° Sgt Biondi e 1° Sgt Marco Aurélio.

Ao final da cerimônia, o 1º Ten Art Flecher (1º BAvEx), primeiro colocado da turma CPC 2010, recebeu os cumprimentos dos Comandantes da AvEx e CIAvEx e o seu brevê de Piloto de Combate.

NOTA do EDITOR FORÇA TERRESTRE: Agradecemos ao Gen. Peternelli, Cel Castro e ao Maj. Piffer, pela permanente colaboração com o ForTe e parabenizamos a todos os formandos, que entraram para elite dos pilotos de helicópteros militares brasileiros.


Fonte: Forças Terrestres, em 28 de junho de 2010, em Aviação do Exército (AvEx)EventoExclusivoForça Nacional de Segurança PúblicaOrganizações Militares, por Wiltgen.


8 COMENTÁRIOS

  1. Ao Srs Ten Cel PMDF Ricardo Yamasaki (ilustre representante da Turma 1o. CGUAPO 2005) e o Major CBMERJ Rammon, nossos parabens por esta importante conquista para a Aviação de Segurança Pública. Que venham outras.

    AVIAÇÃO…

    MAJ PMBA LÁZARO

  2. Parabéns a todos os concluintes, especialmente aos meus amigos TC Ricardo Yamazaki e o MAJ Rammon Dias.
    Com certeza a aviação de segurança pública ganhará em qualidade com esses valorosos agentes multiplicadores.

    Marcus Vinicius R de Oliveira – Cap PMPE

  3. Parabéns ao TC Yamasaki (comapanheiro do 1º CGUAPO) e ao Maj BM Rammon, em nome de todos os pilotos do CBMMT cumprimento esses nobres pioneiros.
    Lázaro Leandro Nunes TC CBMMT

  4. TODOS SÃO MERECEDORES DE NOSSAS CONGRATULAÇÕES, MAS OS PIONEIROS PILOTOS A SE FORMAREM NO CURSO DE PILOTO DE COMBATE/EB, SÃO MOTIVO DE GRANDO ORGULHO PARA COMUNIDADE DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL, POIS ESTÃO ENTRANDO PARA NOSSA HISTÓRIA !!!
    PARABÉNS NOBRES GUERREIROS-DO-AR PELA CONQUISTA, E QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE A ILUMINAR E GUIAR VOSSAS VIDAS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  5. A SENASP não possui pilotos, e sim a Força Nacional. Estes cursos são disponibilizados todos os anos através da IGPM ( Exército ) à Forças Auxiliares e Polícias Federais, basta apenas pagar. Este por exemplo custou 180.000 reais por piloto.

    Um abraço

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze − quinze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários