GAM/PMERJ realiza simulado de resgate aeromédico

O Grupamento Aéreo Marítimo (GAM) da Polícia Militar realizou, na manhã de terça-feira (26/7), na praia de Charitas em Niterói, o primeiro simulado para a implantação do sistema de resgate aeromédico, cujo objetivo é prestar socorro aos policiais feridos em serviço e preparar os policiais para melhor realizarem os procedimentos de socorro, imobilização, estabilização, embarque e transportes para feridos.

A simulação de uma colisão envolvendo três vítimas, sendo dois policiais baleados e um com traumatismo craniano, foi realizada na Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, surpreendendo quem passava pelo bairro. Na ação – que fechou a via parcialmente por uma hora e meia – foram utilizados três helicópteros e uma ambulância de apoio. Nesta quarta-feira, às 11h, será realizada outra simulação no mesmo local para adequações.

A implantação do sistema de resgate está sendo feita através de uma parceria entre o GAM e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur), da Universidade Federal Fluminense (UFF), que está oferecendo um curso de capacitação e vai pontuar, em sala de aula, os erros e acertos dos policiais.

De acordo com a coordenadora do Nepur, Andréia Escudeiro, como os policiais estavam “crus” nesse primeiro simulado, e a próxima simulação deverá ter melhores resultados. A médica ressalta que a medida é vital para que os profissionais estejam preparados para agir em qualquer situação.

“É muito importante que os policiais saibam agir em resgates porque em alguns locais, como num confronto, o acesso dos bombeiros é dificultado”.

Segundo o capitão do GAM, Abouch Valenty Krinchantovsky, médico neurologista e também especializado em resgate aeromédico, os simulados acontecerão com frequência.

“Precisamos estar preparados para realizar este tipo de socorro em qualquer circunstância”, ressalta Krinchantovsky.

O treinamento contou com a participação de 09 tripulantes, 05 paramédicos, 03 médicos, além da equipe de apoio de solo, que possibilitaram a realização de diversas repetições com todos os envolvidos para um melhor aprendizado do resgate aeromédico.


Fonte: Blog do GAM e O fluminense. (confira mais fotos do simulado)

Fotos: Wilson Moreira.


1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao Grupamento, sempre se qualificando para melhor servir à população carioca.
    Treinamento duro, Cambate Fácil.
    Abraços ao meus irmão do Grupamento e bons vôos.

Escreva um comentário

três + três =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários