GAM/RJ participa de operação conjunta para combater crimes ambientais

A Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), da Secretaria Estadual do Ambiente, realizou uma operação conjunta, denominada “PRESENÇA AMBIENTAL”, contra caçadores no Parque Estadual da Pedra Branca,
em Realengo, na Zona Oeste do Rio no dia 16/08.

Participaram da operação o helicóptero “Fênix 04” do Grupamento Aeromarítimo da Polícia Militar do Rio de janeiro, agentes da própria Coordenadoria, policiais da recém criada Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente.

Um caçador foi preso em flagrante e responderá por porte ilegal de arma e crime ambiental. Também foram encontrados 19 cavalos, soltos irregularmente pelos proprietários, dentro da área do parque.

Alguns dos animais somente puderam ser retirados após serem sedados e transportados do local pelo “Fênix 04”. Os cavalos foram levados para um curral, onde ficarão até que os donos apareçam para retirá-los.

Também foram apreendidas armadilhas, armas de grosso calibre e munição. Todo o material foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

“O principal objetivo da ação, que contou com apoio de policias da UPAm da Pedra Branca, criada há apenas um dia, teve o objetivo de reprimir os animais que pastam e pisoteiam as áreas reflorestadas. O Governo do Estado gasta uma quantia considerável em ações de reflorestamento. Durante a ação, flagramos um caçador com farta munição, armamento pesado e vários trabucos, arma perigosa porque fica na trilha, um perigo para quem caminha pelas trilhas. Pedimos que a população colabore, denunciando ilegalidades como as que estamos combatendo hoje”, disse o chefe da Cicca, José Maurício Padrone.


Clique a assista à reportagem do Bom Dia Rio


Fonte: Globo.com

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários