GOA/CBMRJ resgata turistas ilhados em Conceição do Imbé/RJ

O corpo de Bombeiros de Campos (5º GBM), norte fluminense, resgatou de helicóptero (GOA – Grupamento de Operações Aéreas) nesta segunda-feira (14) os sete turistas de Cabo Frio, na região dos Lagos, e quatro de Macaé, também no norte fluminense, que estavam ilhados em Conceição do Imbé, em Campos dos Goytacazes. A localidade está alagada devido a cheia do Rio Mocotó. Na mesma operação eles levaram remédios e donativos para as 70 famílias que estão isoladas naquela região.

Os turistas estavam em uma fazenda no alto de Conceição do Imbé, onde passavam o Carnaval. Eles foram resgatados de helicóptero até um ponto onde um carro da prefeitura de Campos levou o grupo até o centro da cidade. Todos estavam muito tensos com a situação.

Corpo de Bombeiros usou helicóptero do Rio de Janeiro para levar as doações para as famílias ilhadas no Imbé

Ilhados

Os bombeiros tiveram que fazer um esquema especial para atender os isolados no Imbé. Além do helicóptero que veio do Rio de Janeiro, eles usaram um caminhão denominado ATT (Auto de Transporte de Tropas). Esse veículo consegue atravessar áreas alagadas com até 1,6m de altura. Dessa forma, eles puderam levar as 70 cestas básicas para as famílias presas do outro lado do rio Mocotó. O rio transbordou com as chuvas do último final de semana enchendo a lagoa de Cima e alagando as ruas de acesso ao Imbé.

Para o comandante do Grupamento em Campos, coronel Sila Pereira, o uso do caminhão foi fundamental para acelerar a operação. Mesmo com capacidade de atravessar a água, o veículo não conseguiu chegar até as famílias.

– A princípio íamos usar o caminhão, mas o nível da água está tão alto que precisamos do helicóptero. Com o caminhão conseguimos chegar até mais perto da área isolada,a uns 20 km. Paramos em um campo de futebol e a aeronave está fazendo os voos daqui para onde estão as famílias. Com isso ganhamos tempo e economizamos combustível. Teremos que fazer umas dez viagens para levar tudo. Vamos terminar essa operação ainda hoje (segunda-feira).

O coronel Pereira explicou que não deve ser necessária uma nova operação para atender as famílias ilhadas. Segundo ele a previsão é que pare de chover até quarta-feria (16) e a água escoe.

As famílias afetadas pelas chuvas são as que moram em Conceição do Imbé e Sossego do Imbé, duas localidades do distrito de Morangaba, em Campos. As áreas são separadas do comércio e do acesso ao centro de Campos pelo rio Mocotó.


Fonte: Cláudia Alcantara, do R7, em Campos.
Foto: Leandro Nunes / Ururau.


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

onze + 20 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários