Governo de Goiás recebe helicóptero no aniversário do Gabinete Militar

A Helibras entregou, sem qualquer custo para os cofres públicos, na última terça-feira (31), o novo helicóptero AS350 B2 para o estado de Goiás, durante as comemorações de 87 anos do Gabinete Militar da Governadoria que aconteceram na Academia de Polícia Militar, em Goiânia. O helicóptero substituirá a antiga aeronave Esquilo acidentada em 2.000.

O AS350 B2 é um monoturbina com capacidade para quatro passageiros e dois tripulantes. Atualmente, cerca de 150 helicópteros da versão B2 estão em operação no mercado brasileiro, dos quais 60 no segmento de defesa social e segurança pública. A aeronave será utilizada pela Superintendência do Serviço Aéreo do Estado, pela administração do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e do Palácio das Esmeraldas para transporte de autoridades.

O helicóptero é resultado de acordo judicial firmado no dia 29 de abril passado, entre o Governo e as empresas Turbomeca e Helibras. O acordo colocou fim a uma demanda jurídica que se arrastava há quase 12 anos, desde a queda de um helicóptero do Serviço Aéreo do Estado, modelo AS 355 N, em 24 de agosto de 2000, adquirido junto à empresa Helibrás, responsável pela montagem do helicóptero. Na disputa jurídica, a Helibrás inseriu no processo a empresa Turbomeca, fornecedora das turbinas utilizadas na aeronave.

Para relembrar o acidente, o helicóptero AS355N, PP-EMV, decolou do Aeroporto de Goiânia – GO (SBGO) com seis pessoas a bordo, para sobrevoo da ponte do Rio Corumbá. Com cerca de 10 minutos de voo, houve defasagem nos indicadores de temperatura dos motores. Na tentativa de igualar as temperaturas, optou-se pela redução da potência dos mesmos, ocorrendo em seguida perda de torque e indicação de limalha no motor esquerdo. Sem potência nesse motor e com potência reduzida no direito, os pilotos efetuaram pouso corrido. A aeronave capotou lateralmente, ficando seriamente avariada. Três dos seis ocupantes sofreram ferimentos leves e os demais saíram ilesos. Para saber mais leia a Recomendação de Seguranca de Voo expedida pelo CENIPA.

Durante a cerimônia de aniversário, o presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, e o gerente de vendas governamentais Mauro Ayres, foram homenageados com a “Medalha do Guardião”, destinada na ocasião a 52 autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao Gabinete Militar.

O Gabinete Militar da Governadoria é responsável pela segurança do governador, do vice-governador e de seus familiares. Além disso, é responsável também pela Superintendência do Serviço Aéreo do Estado, pela administração do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e do Palácio das Esmeraldas.

Também participaram das comemorações, o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton Júnior, o chefe do Gabinete Militar Mauro Teixeira Cândido, oficiais da Polícia Militar do estado e o Presidente da Turbomeca do Brasil (Safran América do Sul), Sr. François Haas.

O governador Marconi Perillo, após a entrega das medalhas aos homenageados, destacou que o novo helicóptero representa uma conquista para o Estado, já que é fruto de uma vitória na Justiça.

Fonte: Convergência Comunicação Estratégica, Agência de Notícias de Goiás e ANAC.

1 COMENTÁRIO

  1. Meus Caros Amigos,

    Excelente reportagem e uma ótima notícia, porém faltou comentar sobre a participação do Presidente da Turbomeca do Brasil (Safran América do Sul)o Sr. François Haas.

    Abraço,
    Ari (Turbomeca)

    Nota Piloto Policial: Texto e foto atualizados.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

vinte − três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários