Rio Grande do Sul – O Governo do Rio Grande do Sul publicou o Pregão Eletrônico Nº 477/22 para aquisição de helicóptero monomotor usado para operações aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A abertura da licitação está programada para o dia 03/06/2022, às 09h00.
Segundo o termo de referência, o prazo de entrega do helicóptero é de 180 dias a contra da assinatura do contrato. A aeronave deverá ter sido fabricada a partir de 2012, ter matrícula nacional definitiva, possuir 1.000 horas disponíveis de motor e estar em plenas condições operacionais. O edital também exige treinamento teórico e prático para 5 pilotos e cobertura de seguro aeronáutico R.E.T.A (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo) de um ano.
Além disso, a aeronave deverá possuir configuração para transporte aeromédico, com capacidade para dois pilotos, um médico, um enfermeiro, um operador aerotático, uma maca de transporte de enfermo com no mínimo 1,75m de comprimento e as operações deverão ser realizadas com todas as portas da aeronave fechadas.
O edital prevê ainda equipamentos para combate a incêndios florestais, operações de carga externa e farol de busca. Em virtude do desmembramento do Corpo de Bombeiros Militar da Brigada Militar, iniciado em 2014, essa será a primeira aeronave exclusiva para operações aéreas dos bombeiros.