GRAer 300 – A Missão !

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) foi criado pela Lei Estadual nº 10.403, de 08/11/2006. Possui hoje, após 7 anos de operação,  4 helicópteros e 03 aviões, administrados por um efetivo de 84 policiais militares altamente qualificados para a missão.

300 VIDAS SALVAS

No âmbito policial, cumpre missões de patrulhamento preventivo, escoltas, patrulhamento rodoviário, policiamento ambiental etc. No âmbito social e de defesa civil, são desenvolvidas ações de combate a incêndios florestais, salvamentos em ambientes líquidos, terrestres e em altura, resgates aeromédicos, transporte de órgãos, transportes inter-hospitalares e missões de misericórdia. O GRAER mantém todo os seus esforços alinhados com a política nacional e estadual de defesa social.

Hoje o GRAER vive um importante momento marcado pela ocorrência de No. 300 – condução no dia 07/02 de uma criança de 10 (dez) meses de vida, com um quadro grave, da cidade de Santo Antonio de Jesus para Salvador. Conduzida e atendida, as últimas informações é de que goza de boa saúde. Esse é o marco 300 de vidas salvas. Somente uma gestão pautada nos resultados poderia reunir um grupo de formação e origem tão heterogênea e, ao mesmo tempo,  muito coeso com o som harmônico da regência.

No GRAER existe uma concentração de esforços na capacitação e na educação continuada. Sem isso, haveria o risco de afastamento de sua principal política: a dos resultados.  Seguindo esse norte, o modelo implantado no GRAER busca dotar o seu efetivo daquele conhecimento necessário para cumprir com eficácia e eficiência a sua nobre missão.

Aproveitam a integração natural da PMBA e assim potencializam o conhecimento. São essencialmente Policiais e Bombeiros, mas não faltam aqueles que são Operações Especiais, Mergulhadores de Resgate, Comandos, Resgate SAR, Resgate em Altura, Guerreiros de Caatinga, Cavalarianos, Médicos, Enfermeiros, Mestres em Engenharia, Especialistas, Bacharéis em Direito, Profissionais de Educação Física e Gestores que ajudam a formar o mosaico de talentos dessa importante unidade especializada da PMBA.

Como o enfoque principal é a vida e está sempre propiciando encontros e reencontros, é uma grata satisfação saber que a VIDA 001 registrada no “Livro da Vida” encontra-se em pleno gozo de sua saude. Trata-se do Policial Civil Jonas Galdino de Almeida, que no dia 04/01/2007, foi vítima de uma tentativa de homicídio no município de Ibotirama-BA, cidade afastada cerca de 650 km de Salvador. Ele fora  atingindo por 14 (catorze) perfurações de arma de fogo, recebeu os primeiros atendimentos no hospital local, porém, seu risco de morte era altíssimo, exigindo uma remoção imediata para Salvador com o objetivo de se submeter a intervenção cirúrgica.

A sua remoção no helicóptero se deu ainda na estrada quando a ambulância deslocada de Salvador foi abordada na saída da cidade, efetuando a transferência da vítima para o helicóptero, onde foi trazida para Salvador, pelo Cmt Wagner Teixeira, a época um dos Pilotos Tutores do GRAER.

Hoje, o Agente PC Jonas se recuperou e goza de boa saúde, conforme se vê na foto abaixo ao lado do SGT PM NETO o qual recepcionou o agente em Salvador quando da chegada da aeronave.

300 VIDAS SALVAS 1

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia está em momento de júbilo e satisfação, constatando que o vetor aéreo é de suma importância para a sociedade e para a preservação da vida, comprovando que está trilhando um caminho de fortalecimento de doutrina, de segurança operacional aeronáutica e de excelência na prestação do serviço público. Portanto, pode comemorar junto às famílias que têm seus entes queridos vivos e que foram salvos pelo GRAER – ESCUDO DA VIDA na Defesa Social da Bahia! AVIAÇÃO!

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezado companheiros do PILOTO POLICIAL, fico muito feliz e sinto orgulho de ter feito parte te um grupo tão seleto, como GRAER da PMBA. Hoje fisicamente já não estou na “Base Guardião “, porém sempre estarei contribuindo de alguma maneira com está Unidade Operacional e quem sabe possa voltar ao convívio dos meus irmãos do GRAER.
    Parabenizo à todos, mais em especial o Ten Cel PMBA Lázaro, este visionário que já idealizava este Grupamento deste os anos 99. Salve os Guardiões, que Deus sempre esteja no Comando.

  2. fico feliz em fazer parte das 300 vidas salvas pelo o grupo tão seleto do graer da pm ba, essa é a oportunidade de agradece a todos, e principalmente ao Cmt Wagner Teixeira e demais tripulantes, mesmo quando vejo morando no interior ainda sinto emoção quando vejo cruzando o espaço uma aeronave do graer, e volta na m os mente momentos difíceis da minha vida, mais graças a deus e a dedicação desse grupo estou gozando de boa saúde. que deus faça sopra bons ventos a esse grupo ( graer)

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários