Uma aeronave do Grupamento Aeropolicial e Resgate (GRAER) realizou o transporte de dois rins, um fígado e um coração de Pato Branco (PR), região sudoeste do Paraná para Curitiba (PR), na tarde desta terça-feira (29/10). A aeronave modelo Beechcraft Baron 58 pousou no Aeroporto do Bacacheri, no bairro Bacacheri, de onde foi encaminhado para os receptores dos órgãos.
Esse é o primeiro avião do GRAER e foi doado ao Governo do Paraná para ser utilizado em questões de segurança pública e transporte de órgãos. O coração foi encaminhado de Pato Branco para São Paulo (SP).
Os órgãos pertenciam a uma criança de quatro anos vítima de um atropelamento por moto. A criança faleceu por traumatismo craniano. A família da vítima doou os órgãos, sendo necessário o transporte aéreo para agilizar o processo de transplante em pacientes que necessitavam de ajuda.
“O tempo entre a retirada do órgão e o implante na criança que vai receber é muito importante” afirma o Dr. Nertan, cirurgião do aparelho digestivo e que realizou o transplante de fígado. O avião foi apreendido em uma ação da Polícia Federal em 2001, no Mato Grosso e agora passa a integrar o GRAER.
Fonte: PM/PR