GRAer/GO e CPChoque – Operação Entorno Seguro

O Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Goiás – GRAER/GO reforçou o efetivo da CPCHOQUE com sete Policiais Militares, uma aeronave e um caminhão tanque na Operação Entorno Seguro.

Durante três dias, GRAER e CPCHOQUE apoiaram as ações de policiamento efetivadas pelas Unidades Operacionais subordinadas ao 5º Comando Regional de Polícia Militar na região metropolitana sul do Distrito Federal, que inclui os municípios de Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia/Distrito do Jardim Ingá e Cristalina.

As equipes da CPCHOQUE e GRAER também apoiaram com abordagens, bloqueios e patrulhamento, as cidades de Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto.

FORAGIDOS RECAPTURADOS

Logo nos primeiros trinta minutos de operação foi preso um criminoso que já havia cumprido pena nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal e que estava sendo procurado pela Justiça de três desses estados. Ele possuía passagens e Mandados de Prisão por Roubo, Latrocínio e Homicídio Uma hora depois foi preso outro foragido da justiça egresso do sistema penitenciário do Distrito Federal onde cumpria pena por diversos crimes, dentre eles roubo, homicídio e tráfico de entorpecentes.

ASSALTANTES PRESOS

choqueDurante a operação a equipe da CPCHOQUE composta pelo Sargento Borges, Soldados Fabiano, Régis e Robson foi informada de que cinco criminosos cometeram um roubo a comércio no centro de Luziânia-GO e fugiram em um veículo Renault Logan. As demais equipes da CPCHOQUE bloquearam as vias de fuga mais prováveis, considerando o local onde o roubo foi cometido. A equipe do GRAER no helicóptero da PMGO “Falcão Zero Uno” fez o sobrevoo da área repassando informações em tempo real às equipes em terra.

Graças ao apoio do GRAER o veículo utilizado pelos criminosos foi localizado e a equipe comandada pelo Sargento Borges conseguiu realizar a abordagem, realizando a prisão dos cinco acusados com os quais foi encontrado um revólver Taurus calibre .38SPL e oito cartuchos intactos, além dos bens e valores roubados.

Durante a inspeção veicular a equipe notou indícios de adulteração nos sinais de identificação do carro, constatando que se tratava de um veículo roubado há poucos dias no Distrito Federal. Os cinco agressores foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Luziânia onde foram autuados em Flagrante Delito por roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.

CRIMES EVITADOS

Também em Luziânia durante a operação “Entorno Seguro – GRAER e CHOQUE”, a equipe da CPCHOQUE composta pelo Subtenente Ionilde, Subtenente Valdeci, Cabo V. Luiz e Soldado Mâncio patrulhava a cidade quando avistaram um veículo VW Gol de cor prata próximo a um estabelecimento comercial que movimenta grande somas diariamente.

O veículo estava ocupado por três indivíduos em atitude suspeita. Ao receberem as ordens iniciais da abordagem, o condutor do Gol acelerou bruscamente empreendendo fuga. A equipe comandada pelo Subtenente Ionilde iniciou o acompanhamento enquanto as demais equipes de Choque realizavam o cerco. Novamente o “Falcão Zero-Uno” foi imprescindível ao repassar às equipes de Choque as súbitas mudanças de direção do veículo em fuga. Não demorou até que a equipe comandada pelo Subtenente Ionilde conseguisse realizar a abordagem.

Durante as buscas pessoal e veicular foram encontrados dois revólveres Taurus calibre .38SPL, cada um municiado com seis cartuchos intactos. Os três criminosos foram presos e durante a entrevista, dois deles admitiram já terem sido presos anteriormente. Também afirmaram que, no momento em que foram vistos pela CPCHOQUE, se preparavam para cometer um roubo. Os três foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Luziânia onde foram autuados em flagrante delito por Porte ilegal de Arma de Fogo.

AÇÕES COMUNITÁRIAS

GRAER e CHOQUE realizam sonho de crianças e se aproximam da população

graer

Como parte da operação “Entorno Seguro – GRAER e CHOQUE”, além das ações de prevenção e combate ao crime, também foram realizadas ações de aproximação com a comunidade nas quais a população teve a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Polícia Militar, mais especificamente CHOQUE e GRAER.

Muitas pessoas puderam conhecer as viaturas, armamentos e e equipamentos utilizados no serviço policial militar. Obviamente a aeronave foi o que mais atraiu a atenção, principalmente das crianças, muitas das quais posaram para fotos ao lado do “Falcão Zero-Uno”, de seus pilotos e tripulantes, realizando assim o sonho de conhecer um helicóptero policial e os heróis que nele operam.

As cidades do entorno agradecem ao Major Ricardo Mendes (Comandante do GRAER), aos pilotos Capitão Ribeiro e Capitão Rodrigo Barbosa e aos tripulantes operacionais: Cabo Patricio, Cabo Lima, Soldado Russel, Soldado Pita e Soldado De Oliveira pela contribuição com a redução da criminalidade no Entorno do Distrito Federal e votos de que retornem sempre que puderem para proporcionar uma melhor qualidade de vida e segurança à população a esta população.

Fonte: PMGO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

18 − 9 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários