GRAer/AM participa de resgate em área de selva

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Os quatro rapazes que estavam perdidos na selva, desde o último sábado (13), em Rio Preto da Eva, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM), foram encontrados nesta terça-feira (16), pela equipe de buscas formada por 6 (seis) integrantes do Corpo de Bombeiros, uma equipe do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, 2 (dois) funcionários da Prefeitura de Rio Preto da Eva e 4 (quatro) mateiros voluntários, além do apoio dos familiares.

As buscas iniciaram-se no domingo à tarde e na segunda-feira (15) o helicóptero ÁGUIA 01 foi engajado na missão para apoiar o Corpo de Bombeiros que coordenava as buscas.

Após o resgate, Adalto Viana, 32; Rodrigo Araújo, 18; Gledson Joaquim da Costa Souza, 19, e Rogério Pedrosa da Mata, de 26 anos, foram levados, na tarde desta quarta-feira (17), para a Unidade Hospitalar Thomé de Medeiros Raposo, em Rio Preto da Eva para serem medicados.

Os quatros rapazes se perderam quando saíram para caçar, por volta das 7 h, na ZF-07, KM 86 da Estrada AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara, também na RMM.

Uma equipe formada de 6 bombeiros e mateiros da região fizeram buscas até terça, quando os indivíduos foram encontrados, sem nenhum ferimento, apenas debilitados.

Rogério Pedrosa disse que, durante os três dias na selva, eles se alimentaram de um jabuti e um catitú e beberam água de igarapé.

Segundo Gledson Joaquim da Costa, o amigo dele – Rodrigo – chegou a pensar que não conseguiriam sair da selva e comentou, ainda, que, durante os dias perdidos na mata, pensou muito na sua família. “Aprendi a valorizar cada vez mais os momentos em família”, disse, emocionado.

Os quatro rapazes foram conduzidos de helicóptero do ponto de apoio montado pela equipe de buscas no KM 32 da ZF-07 até a unidade hospitalar do Rio Preto da Eva para observação médica e, posteriormente, para Manaus a bordo do helicóptero ÁGUIA 01 do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Policia Militar (GRAER), utilizado nas buscas. Depois, eles foram liberados para irem para suas casas.

O Capitão do Corpo de Bombeiros, Sulemar, que coordenou as buscas, orienta as pessoas que evitem sair para caçar em regiões desconhecidas e de mata fechada. “É sempre bom avisar alguém para que local se pretenda ir. Outra orientação é sempre levar alguém experiente, que conheça a mata, e equipamentos de orientação, como bússola e GPS”.

Confira as fotos:

- Anúncio -

6 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus, mais uma missão cumprida, parabéns a nossa equipe do Graer, a equipe do CBMAM, coordenada pelo CEL QOBM Almeida e equipe de voluntários do Município Rio Preto da Eva, me orgulho de Comandar os senhores. TUDO PELA A AMAZÔNIA. SELVA!

  2. Parabéns pelo sucesso e entrosamento de instituições.
    A equipe terrestre de busca do CBMAM é conhecida pela felicidade e conforto proporcionada a inúmeras famílias.
    Vi de perto a qualidade da equipe quando em 2000 fiz o curso em Anavilhanas, com os instrutores: Sampaio, Vieira, Negreiros, Santana, Júlio, “Boró” (FO NEGATIVO!) e F. Júnior. “Muito excelente”!!!!!!!
    Moisés.

  3. Parabéns aos Águias…Mais uma missão cumprida com êxito!!! meus cumprimentos a todos…sucesso aí Thiago balbi!!!
    Alan Freitas GTA-Amapá

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários