GRAer/BA conclui estágio de nivelamento para pilotos e tripulante operacional da co-irmã Polícia Militar da Paraíba

A criação de uma Unidade Aérea demanda um planejamento bem elaborado, quando esta é vocacionada para Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil exige-se um excelente planejamento, que perpassa pela busca de conhecimento em outros rincões, com o viés de aproveitar o que se tem de melhor nos que começaram antes.

Bahia e Paraíba

Um dos lugares onde essa busca aconteceu foi no GRAER (Grupamento Aéreo) da Polícia Militar da Bahia, que seguindo recomendação do Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública, iniciou o Estágio de Nivelamento para Pilotos e Tripulante Operacional da Polícia Militar da Paraíba no dia 15/08/2013.

O objetivo do supramencionado estágio foi à contextualização para o cumprimento de missões de Segurança Pública e Defesa Civil, bem como de demonstrar a doutrina operacional do GRAER.

Bahia e Paraíba 1

Foram dois Pilotos de Helicóptero – o Cel PMPB JOÃO ERIVALDO PONTES e o Cap PMPB EDGARD BARBOSA DE SOUZA e um Tripulante Operacional – o Ten BMPB JOÃO TRIGUEIRO NETO, que participaram de instruções teóricas e práticas visando o aprendizado dos procedimentos operacionais utilizados em atividades específicas que fogem ao serviço policial militar ordinário e com foco na preparação técnica, física e psíquica dos participantes.

O estágio desenvolveu-se com duas vertentes: treinamento de voo para aquisição de proficiência técnica dos Pilotos e capacitação do Tripulante Operacional para incorporação do espírito de profissionalismo no cumprimento de diversas atividades multimissão, com habilidade técnica e dentro dos padrões da segurança operacional aeronáutica.

Bahia e Paraíba 2

O estágio ocorreu em três fases:

Fase I – Ambientação (teórica): a vida administrativa do GRAER; Doutrina e emprego Operacional do GRAER; Segurança Operacional Aeronáutica; Procedimentos Operacionais Padrão (POP); manutenção aeronáutica; legislação aeronáutica e transporte, apoio e suprimento aéreo.

Fase II – Atividades Especiais (teórica/prática): embarque e desembarque tático no solo; embarque e desembarque tático em terreno elevado; tiro embarcado; área restrita rural e urbana; voo noturno; emprego e uso do bambi bucket; rapel; Mac Guire; cesto; sling e resgate aeromédicos e,

Fase III – Treinamento Operacional (prático em voo): instrução de voo – manobras básicas e avançadas; treinamento e voo de recheck; embarque e desembarque a baixa altura; pouso e decolagem de área restrita em ambiente urbano e rural diurno; pouso em helipontos e em helipontos elevados e tiro embarcado; Estágio Operacional – resgate aeromédico e transporte inter-hospitalar; voo noturno; eventos especiais; utilização do farol de busca; voo com autoridades e voo de manutenção.

Como atividades complementares também foram contemplados com três cursos: CRM (Crew & Corporate Resource Management), PBN (Navigation Based Performance) e LPQD (Lançador de Paraquedista).

Durante o estágio operacional participaram de diversas missões, destacamos as 05 (cinco) de resgate aeromédico, inclusive a de registro no Livro da Vida de número 300, não só na capital como também no interior do estado.

A conclusão do estágio em questão ocorreu no dia 12/03/2014, com uma simples solenidade no Gabinete do Comando do GRAER com a leitura da ata, a entrega dos certificados e de um processo com todos os procedimentos executados e cumpridos no período, que servirá para compor o acervo histórico da futura Unidade Aérea no Estado da Paraíba.

O Comando, Oficiais, Praças e Funcionários Civis deste GRAER sentem-se honrados em poder ter contribuído com os amigos da co-irmã da Paraíba, certos de que buscamos fazer o melhor para atender as demandas advindas no período do convívio e desejamos sucesso e vida longa ao novo Grupamento Aéreo que nascerá!

Bahia e Paraíba 3

Bahia e Paraíba 4

Bahia e Paraíba 5

Bahia e Paraíba 6

Curso de LPQD  Fonte: GRAER

Bahia e Paraíba 8

Resgate de turista na Chapada Diamantina.

Bahia e Paraíba 10

Bahia e Paraíba 11

Bahia e Paraíba 12

Bahia e Paraíba 13

AVIAÇÃO! 

4 COMENTÁRIOS

  1. BOA noite Srs (as). Parabéns aos amigos do GRAer PMBA, e que muitas outras oportunidades e compartilhamentos de instruções sejam feitas com os Grupamentos Co-irmãos, e parabéns aos amigos da PMPB, concluintes do Estágio. Bons voos!!! EDUPERCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA CBMSC. As ocorrências do BOA CBMSC podem ser acompanhadas pelo Twitter: @ARCANJO_01 e Facebook: Arcanjo Sc e Anv Arcanjo

  2. PARABÉNS AOS IRMÃOS PARAIBANOS POR MAIS ESSA ETAPA, AO TEMPO EM QUE CONGRATULO A TODOS PELA INTEGRAÇÃO, ORA BUSCANDO EXCELÊNCIA OPERACIONAL E DE SEGURANÇA.
    ABRAÇO AOS AMIGOS CEL PONTES E CAP EDGARD AOS QUAIS TIVEMOS OPORTUNIDADE DE REALIZAR MUITAS MISSÕES JUNTOS.

  3. Sinto-me gratificado mais uma vez, por te feito parte desse momento….Sinto-me orgulhoso dessa passagem pelo Graer-BA e a cada publicação, uma nova emoção. Muito obrigado aos brilhantes profissionais que compõe este renomado Grupamento Aéreo.

    • QUE DEUS O ABENÇOE, ESTES PROFISSIONAIS NESSA ÁRDUA MISSÃO, QUE PASSARAM POR ESTE GRUPAMENTO E VÃO DA CONTINUIDADE A ESTE BRILHANTE TRABALHO.(VIDAS ALHEIAS SALVAR) BOM VOO. CB PM EUMÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove + catorze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários