GRAer/BA realiza treinamento de CRM com todos os seus integrantes

O Comando do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, a segunda etapa do seu treinamento de Corporate Resource Management (CRM), desenvolvido pela Empresa AIRSAFETY Assessoria Aeronáutica através dos facilitadores Cmt Borher e Dra Rosana.

GRAER-BA REALIZA TREINAMENTO DE CRM COM TODOS OS SEUS INTEGRANTES

Esse treinamento também é conhecido como gerenciamento de recursos da organização, em uma tradução livre.  Nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, houve a capacitação da primeira turma. Estas duas turmas perfizeram 100% do efetivo do GRAER, tanto de funções técnicas de voo, como de funções administrativas e de apoio, num total de 88 (oitenta e oito) profissionais treinados.  Pilotos, Tripulantes, Pessoal da Guarda, Equipe do Apoio Administrativo, Mecânicos e Equipe de Apoio de Solo, enfim todos estiveram envolvidos no treinamento de caráter corporativo o que possibilitou uma ampla convergência de ideias com o foco nas relações humanas e melhor desenvolvimento das atividades que ter por fim o voo.

Ao longo dos anos, o CRM tem demonstrado ser uma abordagem efetiva para a coordenação das equipes que desenvolvem tarefas em ambientes complexos de trabalho. Além disso, com a migração da ênfase do emprego de recursos e esforços de Segurança Operacional Aeronáutica para o ambiente da organização, faz-se necessário preparar todo o corpo de integrantes da unidade aérea para recepcionar essa filosofia.

Desenvolvimento de tarefas em equipe

O grupo de participantes foi composto por integrantes da Polícia Militar da Bahia, além de integrantes da Polícia Militar da Paraíba, que formam o Grupo de Trabalho (GT) para implantação de uma unidade aérea de Segurança Pública naquela coirmã. O treinamento foi ambientado no auditório da UNIME, parceira que gentilmente cedeu o espaço ao GRAER.

Apropriadamente, o Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER, enfatizou o seguinte:

“[…] Com esse treinamento, alcançamos a meta de capacitarmos 100% do nosso efetivo. Modernamente, o estudo e o tratamento das ocorrências aeronáuticas está focado nos acidentes organizacionais. Dessa forma, todos os integrantes do GRAER devem ser apresentados e atualizados nessa forma de abordar o processo de tomada de decisão, nos diversos níveis, com seus resultados nos cenários das operações aéreas de Segurança Pública.”

Agradecimentos ao grupo.

Ao final do evento, o Ten Cel PM Lázaro encerrou o treinamento, agradecendo aos parceiros (a MAPFRE Seguros e a AIRSAFETY Assessoria Aeronáutica) que tornaram possível o cumprimento de mais essa meta, fazendo a entrega dos certificados, além de agradecer também aos integrantes do GRAER por participarem e se envolverem para o alcance desse resultado que muito nos orgulha.

Visão geral dos participantes.

Fonte: GRAer/BA

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezoito − 18 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários