Um dia de festa – Ten Solon é o mais novo comandante de avião do GRAER/BA

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realizou na manhã de hoje, a Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA, o que garante ao seu quadro técnico o aporte dos conhecimentos necessários para o desempenho das funções, que exige que o profissional esteja alinhado, equilibrado e norteado pelos princípios da administração pública.

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA

O Estágio de Ascensão Técnica para Piloto de Avião (EATPA) exige afinco para a conclusão das missões especificas e alcance dos resultados esperados, demonstrado pelo Ten PM Solon durante todo o período do estágio a que foi submetido para ser elevado a Comandante de Avião. Foram ministradas mais de 100 (cem) horas práticas de instrução, além dessas, houve instruções teóricas e acompanhamento psicológico, todas realizadas dentro do período aprazado.

A cerimônia que foi realizada no hangar leste do GRAER, contou com a presença do Ilmº Sr Cel PM Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, Subcomandante Geral da PMBA, do Sr Cel PM Inácio Paz de Lira Júnior, Diretor de Apoio Logístico, da Ilmª Srª Maria do Carmo Freaza Garcia Cervino, Procuradora do Estado, do Ten Cel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, Comandante do GRAER, entre outras autoridades, civis e militares, bem como familiares do Ten PM Solon e todo efetivo do GRAER/BA.

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA 1

A realização do ato cerimonial se deu com a condução do concluinte ao local de destaque e entoação do Hino Nacional Brasileiro e da Força Invicta.

Ato contínuo, foram entregues os certificados aos instrutores e realizada a leitura da Ata de Conclusão do Estágio, bem como a troca de distintivo. Coroando este momento, foi feita a ENTREGA DO CACHECOL DE COMANDANTE DE AERONAVE, símbolo histórico da aviação mundial, que contou com a participação dos familiares, felizes com o ato solene.

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA 2

Emocionado, o Ten PM Solon realizou seu pronunciamento (abaixo alguns trechos):

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, por ter me concedido a vida. Sem dúvida alguma jamais teria imaginado e conseguido chegar até aqui.

Este momento o qual estou vivendo agora, em verdade, começou com um sonho e um objetivo de uma criança que ganhou um avião de brinquedo do seu pai aos 7 anos de idade, que a partir de então definiu na sua vida… ”Serei piloto de avião”`.

Muita coisa não? Pois bem. Ali iniciou-se a maior paixão desta pessoa que vos fala e a maior preocupação dos pais desta criança. “Nosso filho quer voar“ .

Realizado e motivado, sinto-me preparado para a função a qual me foi confiada. Ser Comandante de Aeronave. Não é fácil. Requer habilidades que vão muito além de pousos, decolagens e manuais de aeronaves.

 Gostaria de aproveitar o momento para pedir desculpas a minha família (Minha avó Solange, Meu pai Solon, Minha Mãe Márcia, Minha Esposa Emili, Minha Pequena Sophia, tios e primos) e aos amigos pelos muitos momentos de ausência, que por muitas vezes impera na nossa atividade, mas a causa é nobre e o compromisso é eterno. Minha família. Base de tudo que sou.

Finalizando, uma mensagem de Thomas Edison “Se viéssemos a fazer tudo o que somos capazes, literalmente, nos surpreenderíamos.” Portanto, acreditem nos seus sonhos e persigam seus objetivos.

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA 3

O Ten Cel PM Lázaro, em seu pronunciamento, destacou pontos importantes que marcaram a solenidade:

“O mundo moderno vive um momento em que as soluções devem ter a velocidade e a efetividade demandada pela sociedade. A tecnologia faz parte da vida das organizações e o conhecimento mais atual e desejado foi apreendido, quase sempre, no último quarto de hora.

Nessa proa, a Polícia Militar da Bahia, como não poderia ser diferente, tem respaldado muitas das suas ações de modernização e tecnologia. A aplicação da aviação pelo estado da Bahia não é aleatório, nem fortuito. Ele acompanha uma vigorosa agenda de governo. Essas agendas são ferramentas políticas e estratégicas que reúnem as políticas públicas necessárias para o crescimento de um Estado.

Desta forma, para viabilizar o desenvolvimento sustentável do Planejamento Estratégico em Segurança Pública do estado da Bahia, o GRAER oferta a sua contribuição na assessoria para o Projeto nº 91 do sistema. Este Projeto está focado em ações voltadas para a implantação de bases avançadas do Grupamento Aéreo da PMBA, no interior do Estado.

Dentre os modelos de regozijo elevado para a organização, estão os processos de elevação e de nível. Esses processos são conhecidos por nós, como Estágio de Ascensão Técnica para Piloto de Helicóptero ou de Avião. O Estágio de Ascensão Técnica para Piloto de Avião (EATPA) que nesta solenidade se encerra tem por concluinte exitoso o 1º Ten PM Solon Anderson Rocha Ferreira.

O referido estágio dentre muitas compreensões é o modelo de gestão interna para refinar competências e habilidades. O policial militar que ingressa no GRAER tem o compromisso de manter a continuidade de duas carreiras, aquela primária e indissociável de segurança pública e aquela específica de aviação. Desta forma, esta Unidade Especializada da PMBA decola com objetivos compartilhados e com a capacidade de suas equipes renovada.”

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA 4

Concluindo, o Comandante do GRAER cumprimentou o Ten PM Solon e o DECLAROU Comandante de Avião:

“Boa sorte Ten Solon! Mas, além de sorte, faça hoje aqui frente a todos os presentes, em especial a frente de sua família, seus pais, esposa e filha, assuma pessoalmente o compromisso de cumprir as ordens, aplicar os princípios e seguir os bons exemplos encontrados nesta Unidade Especializada.

Lembre-se da nossa rigorosa doutrina e padronização. Aqui, não é apenas mais uma Unidade orgânica da PMBA, mas, sim, um ninho especial onde são forjados muitos de seus futuros líderes e onde abastecemos, todos os dias, a nossa máquina de transformar sonhos em realidade… AVIAÇÃO!”

“Destarte, este Comando resolve: Declarar COMANDANTE DE AERONAVE, tipo avião, o 1º Ten PM Solon Anderson Rocha Ferreiras, deste GRAER”. 

Para encerrar a manhã de mais um dia de vitória do Grupamento Aéreo, fomos agraciados com a presença do Exmº Sr Cel PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PMBA, que realizou neste quartel mais uma etapa do Projeto “CONVERSA COM O COMANDANTE”, que trouxe para a tropa esclarecimentos diversos quanto ao Contingenciamento Financeiro do Estado, a Capacitação e Ascensão Profissional, Cursos de Formações e Aperfeiçoamentos, reiterou o Canal Aberto permanentemente com o Comandante Geral, levando ao efetivo presente o grato sentimento de confiança nas ações de Comando.

Na oportunidade, a tropa foi ouvida em seus diversos anseios e dúvidas e foram muito bem atendidos e respondidos pelo Comandante que não se furtou de falar claramente sobre sua gestão, atenção e preocupação com as diretrizes adotadas para atender aos policiais militares, reiterando os meios de comunicação para com o mesmo e a participação de cada policial militar de forma direta e/ou indireta na colaboração para que suas ações sejam as mais próximas possíveis das suas aspirações.

Solenidade de Elevação a Comandante de Avião, do Ten PM SOLON ANDERSON ROCHA FERREIRA 5

Nesse momento ímpar, fez-se presente também, o Cel PM Lira Júnior, Diretor do DAL, que juntamente com o Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER, compôs a mesa diretora no auditório do Grupamento Aéreo, ratificando assim, as palavras do Exmº Sr Comandante Geral: Juntos, somos fortes! Unidos, somos a PMBA forte!

“São asas fortes e rotores

Que voam alto na amplidão

Com a beleza dos condores

E compromisso Guardião”

Fonte: GRAer/BA

11 COMENTÁRIOS

  1. Tive o prazer de conhecer tão valoroso policial durante estágio em nosso CGPA, com certeza será um ótimo comandante parabéns comando, que Deus possa guiar seus voos e abençoar sua família…

  2. Estive na solenidade e parabenizo ao Tenente Solon , ao Comandante do GRAER BA Cel Lázaro Raimundo e aos Instrutores que participaram de todo o processo. Apreciei muito o discurso proferido pelo Cel , pautado em especial, na gestão e compromisso com a Instituição .O Graer BA é referência . Parabéns.

  3. O “garoto” tem determinação. O ví por primeiro fazendo o PP no CFA e não parou mais! Com certeza este ato é apenas mais um degrau de uma grande carreira na aviação que já está no “visual”.
    Mesmo sabendo que voce trabalha mais perto “DELE”…, DEUS lhe acompanhe, proteja e ilumine.
    Parabens!
    Tc PM Pacheco

  4. Gostaria de parabenizar o GRAer/BA, pela forma como vem conduzindo as operações de aviação no Estado vizinho !
    Ao ver a ascensão de mais um colega às funções de Comandante de Avião , após todo o trabalho de preparação, sinto-me orgulhoso porque vejo nossa aviação de segurança amadurecendo.
    Parabéns mais uma vez, por nos mostrarem que avião e helicoptero tem a mesma importância no contexto operacional !

  5. Conheci o ten Solon no modulo policial do Porto da Barra, quando , como coordenador de área, me falou do sonho e da vontade de conseguir e conseguiu. Parabéns, muito sucesso!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

catorze − nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários