GRAER/PR possui novos Comandantes de Aeronaves

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento Aeropolicial-ResgateAéreo (GRAER), Unidade Aérea de Segurança Pública do Paraná, dentro de seu projeto de estruturação e preparação para as eminentes expansões ao interior do Estado, trabalha incansavelmente seu efetivo de forma a preparar tripulações para o desempenho seguro das atividades aéreas, seguindo um Plano de Ascensão de Pilotos de Asas Rotativas.

novoscmts

Após a conclusão de todas as fases do Plano de Ascenção, o Major Arlisson Sanches Sales e o Capitão Márcio Valim de Souza, que até então atuavam como copilotos de helicópteros nas missões e treinamentos realizados pelo GRAER, foram considerados aptos para assumirem as funções de comandantes de aeronave BELL BH06 Jet Ranger III.

Essa decisão foi sedimentada pelos integrantes do Conselho de Voo do Grupamento e homologada pelo Comandante da Unidade, após os referidos Oficiais serem submetidos a avaliações em voo nos diversos tipos de ações desenvolvidas. Em cerimônia interna, o Major Sanches e o Capitão Valim foram formalmente qualificados como comandantes.

Ambos possuem mais de 500 horas de voo totais e seus treinamentos abrangeram, além dos aspectos normais de voo da aeronave Jet Ranger III, aplicações práticas voltadas para o voo aeropolicial e de resgate aéreo, tais como: pilotagem em treinamento de tiro embarcado, treinamento de resgate terrestre com técnicas de “hello casting”, treinamento de salvamento aquático empregando o “sling”, pouso em áreas restritas nos meios urbanos e rurais (Serra do Mar) e embarque e desembarque de tripulantes operacionais a baixa altura.

novoscmts1

O caminho percorrido pelo piloto de helicópteros até ser declarado comandante de aeronaves é extenuante. O Maj Sanches iniciou suas atividades como piloto em escola de aviação civil e, após terminado o curso de piloto privado, fez parte do efetivo pioneiro na aviação de Segurança Pública no Paraná, entre os anos de 2001 e 2002, no antigo CAER.

O Cap Valim também iniciou seus treinamentos em escola de aviação civil, mas a continuidade da sua formação até o cheque de piloto comercial ocorreu junto ao CIOPAER-CE, onde obteve os conhecimentos sobre o voo de segurança pública. Atualmente, ambos, além de possuírem a habilitação de piloto comercial de helicópteros, também são instrutores de voo.

Com a ascensão dos dois pilotos de helicópteros à função de comandantes, o GRAER aumenta sua capacidade de atendimento à demanda operacional existente, pois proporciona melhor gerenciamento das escalas das tripulações, o que resultará em considerável elevação nos níveis de segurança operacional.

Fotos: 1º Ten. QOPM Alexandre Lamour Viana.

- Anúncio -

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos novos comandantes!
    Com certeza estarão auxiliando muito no processo de desenvolvimento do nosso querido GRAER!
    Que Deus os proteja na nova etapa, para que possam sempre conduzir as missões com segurança!
    Todos do GRAER estão orgulhosos por mais esta fase alcançada!

  2. Parabéns aos novos Cmte!
    Que o bom Deus os ilumine e proteja nesta nova missão!
    Com gerenciamento do risco e com consciência situacional realizem bons voos!

  3. Parabéns aos mais novos Cmtes com votos de muitas alegrias e desejo de sucesso pleno em suas caminhadas!
    Parabéns pela paciência, dedicação, esforço e acima de tudo pela coragem de servir ao povo do Paraná, no Cmdo desses grandes “pássaros de ferro”! Kkkkkkkkkkk!
    Abraços!!!

  4. Parabéns aos Comandantes pela conquista e bons vôos na jornada que hora se inicia. Certamente contribuirão ainda mais para o bom andamento da missão desta valorosa instituição. Saudações! Kunen – BASE DOA/PR – DPRF.

  5. Parabéns aos Comandantes pela conquista e bons vôos na jornada que hora se inicia. Certamente contribuirão ainda mais para o bom andamento da missão desta valorosa instituição. Saudações! Kunen – BASE DOA/PR – DPRF.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários