GRAER/PR realiza transporte aeromédico de criança no litoral paranaense

Por volta das 14 horas do domingo, dia 03 de Junho de 2012, a aeronave Falcão 04 do GRAER/PR, foi acionada para uma remoção aeromédica de emergência, de Paranaguá, no Litoral Paranaense, para a Capital Curitiba.

Tratou-se de uma criança de 01 (um) ano de idade, do sexo masculino, apresentando um quadro grave de pneumonia viral, problema este que necessitava de suporte hospitalar mais avançado. Tendo em vista que o Hospital de Paranaguá já não conseguia mais dar o atendimento necessário para o paciente, sua remoção para Curitiba foi imprescindível.

Mesmo assim, como o deslocamento por via terrestre poderia agravar o estado debilitado do menino, tanto pelo tempo gasto (aproximadamente uma hora e meia de viagem), como pelos riscos no trajeto, haja vista as condições climáticas na Serra do Mar estarem ruins, a melhor opção foi a remoção aeromédica com a utilização da aeronave do GRAER que se encontrava de prontidão no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

O voo de Paranaguá para Curitiba durou em torno de vinte e cinco minutos. Ao pousar no Aeroporto do Bacacheri, uma ambulância já aguardava o paciente para encaminhá-lo ao Hospital de Clínicas da UFPR.

A aeronave Falcão 04, um EC130 B4, possui boa capacidade de transporte de passageiros, o que possibilitou o acompanhamento de dois médicos na ocorrência. Além disso, como a equipe médica estava equipada com um kit de suporte avançado de vida, a aeronave se tornou uma UTI aérea.

Esse suporte aéreo a situações médicas de emergência, além de resgates de vítimas de acidentes de trânsito, ou ações de apoio aéreo na área da Defesa Civil, tem se mostrado como uma das principais aplicações das aeronaves Falcão do Grupamento, cuja eficiência é verificada pela demanda atendida e pela confiança dos demais órgão públicos no serviço.

O acionamento das aeronaves do GRAER para atendimentos de emergência, devem ser realizados mediante contato com o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOSP), pelo telefone 190.

Fonte e fotos: GRAer/PR.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos amigos pela brilhante ocorrência, sendo a mão amiga para uma criança que terá a vida inteira pela frente. Que Deus abençoe a todos.

    abraços.

  2. Parabéns!!

    Para isso voamos! Salvar, resgatar, proteger e servir os cidadãos!

    Estas são as reais missões das aeronaves de segurança pública!

    Grande abraço – Maj Novaretti – PMES

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

11 − quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários