GRAER/PR realiza treinamento operacional na região de Mananciais da Serra

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento Aeropolicial-ResgateAéreo (GRAER) do Paraná, no dia 05 de julho, realizou treinamento operacional na região de Mananciais da Serra, próximo a cidade de Piraquara-PR, visando a manutenção das habilidades e proficiência de seus pilotos e tripulantes operacionais multimissão na operação do helicóptero BELL Jet Ranger III (BH06). Na ocasião foram simuladas várias situações atinentes ao emprego dessa aeronave na aviação de segurança pública praticada pelo Grupamento, tais como: hello casting e o salvamento aquático com sling.

treinamentoman2

O treinamento prático operacional é de extrema importância para qualquer operador aéreo, principalmente para as organizações atuantes na aviação de segurança pública, haja vista o alto grau de complexidade de suas operações que, consequentemente, apresentam riscos mais acentuados. Por conta disso, o GRAER, objetivando preparar seu efetivo com vistas a manter seguras suas operações reais, executa regularmente esse tipo de treinamento, de forma que as tripulações estejam sempre atualizadas tecnicamente, proporcionando a capacidade necessária para a execução das atividades aéreas com segurança e eficácia.

O treinamento realizado foi muito além de uma simples instrução de voo, pois durante sua execução foram realizadas simulações de salvamentos terrestres e aquáticos, operações estas que envolveram toda a tripulação. Os pilotos treinaram a manutenção do controle sobre a aeronave, enquanto os tripulantes operacionais multimissão executaram operações com cordas, no caso do hello casting,que é uma espécie de salvamento terrestre, por exemplo.

No meio aquático, o “sling” é utilizado para a retirada de pessoas em risco de afogamento. Nesta operação os tripulantes operacionais da aeronave são lançados à água para auxiliar a retirada das vítimas. Diante dessa diversidade de atuações é que se escolheu a região dos Mananciais da Serra, nos arredores de Curitiba, para a realização das instruções.

Com a realização desse treinamento,juntamente com outras ações de gerenciamento e monitoramento das atividades de aviação de segurança pública no âmbito do Grupamento, procura-se atingir altos índices de segurança operacional, em conjunto com a manutenção da qualidade técnica-operacional das tripulações.

treinamentoman1

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários