GRAER/PR recebe aeronave e inaugura novo hangar

O governador do Paraná, Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (13), em Curitiba/PR, uma aeronave doada ao Governo do Estado pelo programa Espaço Livre, de remoção de aviões sob custódia do Poder Judiciário. O avião foi entregue pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.

“Veículos e aeronaves que serviam à contravenção, com fins ilícitos, passam a servir à sociedade”, disse Richa. Segundo o governador, a aeronave doada ao governo vai tornar mais ágil o deslocamento de pessoas que precisam de atendimento médico de urgência, em hospitais de grandes centros.

O avião – um modelo Beechcraft Baron 58, matrícula PT-WSA, com capacidade para seis pessoas (dois tripulantes e quatro passageiros) – foi apreendido pela Polícia Federal em 2001, próximo a Cuiabá, no Mato Grosso. Estava sendo utilizado a mando do traficante Luiz Fernando da Costa, Fernandinho Beira-Mar, para transportar 488,5 quilos de cocaína do Paraguai para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir de agora, será utilizado pelo Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR) em ações de saúde, com o transporte aeromédico e de órgãos para transplante, e de segurança pública, no combate à criminalidade. O uso será compartilhado com tribunais do Estado do Paraná.

“Temos que fazer uma administração compartilhada, já que administrar os recursos com eficiência é objetivo comum de todos os órgãos de governo”, disse a ministra Eliana Calmon. Ela informou que o Paraná receberá, ainda sem data definida, outra aeronave para auxiliar o trabalho de corregedores estaduais. A Corregedoria Nacional de Justiça já entregou cinco aviões e tem programada a entrega de outros 14 ainda neste ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, disse que o avião vai contribui para as atividades do Paraná Seguro, programa anunciado em 2011, que reúne uma série de medidas para melhorar as estruturas das polícias Civil e Militar no combate à criminalidade, à violência e ao tráfico de drogas. “A integração das instituições contribui para o fortalecimento das ações de segurança pública no Estado”, afirmou.

De acordo com o comandante do Graer-PR, tenente-coronel Orlando Arthur da Costa, o avião vai compor o quadro de aeronaves utilizadas em missões da Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil em todo o Estado.

“O apoio do avião abrevia o tempo na transferência de pacientes entre hospitais”, disse o diretor de Políticas de Urgências da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak. Segundo ele, desde o ano passado a Secretaria da Saúde, em parceria com o Graer-PR, transportou 60 pacientes.

Durante a cerimônia, o governador descerrou a placa alusiva à inauguração oficial do novo hangar do Graer-PR, que recebe o nome do ex-governador José Richa.

“José Richa é para toda a classe do funcionalismo público um exemplo de governante. É uma honra dar a este hangar com o nome dele”, disse o comandante do Graer-PR. A nova estrutura fica no hangar 12 do aeroporto Bacacheri.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns por mais essa extensão dos GRPAe’s (Grupamentos de Radio Patrulha Aéra) do Brasil, que nosso Deus continue abençoando e protegendo vcs sob Seu manto sagrado e que nunca deixemos de observar as normas de segurança, contribuindo para com a diminuição dos índices de incidentes e acidentes aéreos.
    Forte abraço do companheiro de farda e aéreo.
    CB PM Germano PMESP

  2. Isso e um exemplo a ser seguido aos outros Estados Unidades Policiais aeronaves apreendida estando em boas condições sejam repassada á Polícia e Corpo de Bombeiros Estaduais para Combate a criminalidade que está muito alta nessa Brasil afora , e salvamento para Corpo de Bombeiros. Este tipo de parceria deve ser seguida em todo Brasil Abraços !

  3. Parabéns aos amigos do Paraná pela conquista e sempre aparente crescimento da atividade aérea do Estado. Fico feliz que a Aviação de Segurança Pública tenha se mantido forme na trajetória de crescimento, mesmo sem o apoio Federal.

    Parabéns

    TC Gonçalves
    Cmt do BAVOp-PMDF

  4. Parabéns ao Governo do Paraná pela iniciativa, e claro pelo reconhecimento da importância do uso de aeronaves de asa fixa na atividade aérea de Estado.
    Congratulações aos amigos do GRAER/PR. Bons voos e sucesso à todos vcs!!!!

    Cap PM Ronaldo

  5. Aeronave recentemente toda retrofitada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro,Estado que a mantinha como fiel depositário mas que devido ao “Tratado De Versailles”a que fomos impostos em uma de suas Cláusulas ficou decidido que o GAM está PROIBIDO de operar aeronaves de asa fixa.
    Parabéns aos amigos do Paraná pela excelente aquisição!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze − doze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários