GRAER/PR remove criança com mais de 50% do corpo queimado para Curitiba/PR

O Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em pouco mais de um ano atua de forma incisiva nas áreas da Segurança Pública, Resgate Aéreo e Defesa Civil no próprio estado e, também, em outros entes da Federação. Com um efetivo altamente qualificado e em constantes atualizações técnico-operacionais, a rotina operacional é bastante diversificada, contando com militares estaduais (policiais e bombeiros militares) e policiais civis.

Os serviços de resgates aeromédicos são bastante utilizados, uma vez que a agilidade do helicóptero tem sido o diferencial nos tratamentos de urgência em pacientes de diversas localidades do Estado. Um dos casos mais recentes foi o transporte de um menino de dois anos que sofreu graves queimaduras em grande parte do corpo. A criança, moradora de área rural na região de Guaraqueçaba, no litoral paranaense, após derramar gasolina sobre sua roupa, aproximou-se de um fogão, vindo a incendiar-se.

O acidente ocorreu por volta das 17h00 do dia 12 de junho de 2012, mas, pela dificuldade de locomoção e precariedade das vias de acesso, uma vez que Guaraqueçaba se localiza em região de difícil acesso, a vítima chegou ao hospital somente às 20h30min. Como o estado do paciente era bastante grave, na manhã do dia 13 de junho foi solicitada sua remoção para Curitiba, com o apoio de helicóptero do GRAER.

O deslocamento ocorreu a partir de Guaraqueçaba, uma vez que desta localidade para Paranaguá seriam aproximadamente duas horas de barco, mais duas horas de viagem pela BR277 até Curitiba, para o internamento da criança no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Evangélico.

Com o helicóptero Falcão 04, o tempo desse deslocamento caiu para aproximadamente 30 minutos, diminuindo imensamente a dor e o risco à saúde do paciente. Ao chegar em Curitiba, a aeronave pousou no heliponto do Parque Barigui, onde uma ambulância do SAMU já estava aguardando.

Fonte: GRAER/PR

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezoito − dezesseis =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários