Pará – Por volta das 19:30h desta quinta-feira (20), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) foi acionado para o resgate aeromédico de uma criança de 3 anos, filho de um Sargento da Polícia Militar, que havia sofrido um “empalamento torácico” em São Sebastião da Boa Vista, distante cerca de 106 km em linha reta de Belém.
A criança sofreu uma queda e teve seu tórax perfurado por um pedaço de madeira. Após avaliação dos riscos, a tripulação do Guardião 05 (EC 145), formada pelos Pilotos Major Petilo e Maj Freitas e pelo Tripulante Operacional Claudio, decidiu decolar e atender a emergência, pois os estado de saúde da criança era muito grave.
No município, o helicóptero pousou em um área segura e sem obstáculos e teve a ajuda de populares que iluminaram o local com os faróis de carros e motocicletas. A equipe médica do EC 145, formada pelo Dr. Guataçara e pela enfermeira Andréa, realizou o atendimento e preparação da criança.
A vítima foi embarcada no helicóptero e levada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém, onde foi realizada cirurgia e está em observação.
O voo durou 36 minutos, se fosse de barco demoraria cerca de 8h. “Graças a Deus o socorro foi muito rápido o médico do metropolitano falou que se o socorro fosse para o dia seguinte ele não iria resistir. Agradeço a todos os anjos e guardiões. Ele já foi operado e correu tudo bem, agora ele está em observação”, palavras do pai da garotinho socorrido.
Fotos: Divulgação GRAESP.