Pará – Na manhã do último domingo (21/7), o helicóptero “Guardião”, do Sistema de Segurança Pública do Estado, atuou em uma simulação do 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Marabá em um treinamento entre a base do Exército na orla do Rio Tocantins, a cerca de 200 metros da Praia do Tucunaré.
Segundo o capitão Paulo César, na última etapa do treinamento, foi realizado um procedimento padrão de resgate com a utilização da aeronave da Segup, com ajuda da Polícia Militar.
A simulação aquática de salvamento, que mobilizou cerca de 20 pessoas, buscou mostrar como os bombeiros devem atuar quando uma vítima se encontra em estado de exaustão dentro da água. Com a utilização da aeronave, foram feitos saltos de vários guarda vidas para fazer a contenção e o apoio de lanchas no transporte até o hospital de campanha, localizado na praia. De acordo com o major José Eduardo Pimentel, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, a aeronave tem sido utilizada em treinamentos em diversas missões diferentes.
Ela atende a todas as instituições do sistema de segurança pública do Estado. Conforme o capitão Aldemi José de Souza Carneiro Júnior, do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), o treinamento não pode ser interpretado como “show pirotécnico”, porque o helicóptero também faz patrulhamento ostensivo na praia e sua presença gera um clima de segurança para os banhistas, de uma forma geral.
Fonte: CT online, por Ulisses Pompeu.