GRPAe da PMESP completou 26 anos

Em 15 de agosto de 1984, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado realizou a entrega de dois helicópteros HB 350 B, modelo Esquilo, um para a Polícia Militar e outro para a Polícia Civil; nesta data foi criado, a título experimental na PMESP, o GRPAe.

Definitivamente, em 27 de dezembro de 1985, através do Decreto N° 24.572, o GRPAe foi incluído na Organização da Polícia Militar, sendo considerado órgão especial de execução e subordinado diretamente ao Subcomandante da Polícia Militar.

Em 21 de agosto de 1998, o Decreto Nº 43.403 deu nova denominação ao GRPAe da Polícia Militar, passando a denominar-se GRPAe – “João Negrão”, em homenagem ao então Tenente da Força Pública João Negrão que, como copiloto do avião “JAHU”, realizou, em 1927, a travessia do oceano atlântico.

A criação do GRPAe não é o único motivo de tanta festa, mas também sua expansão e sua confirmação como uma Organização de Aviação de Segurança Pública digna de respeito e que presta um serviço de qualidade à sociedade paulista.

Hoje o GRPAe conta com uma frota de 20 helicópteros e 6 aviões, cerca de 80.000 horas voadas e mais de 170.000 missões realizadas, além de 10 Bases de Radiopatrulha Aérea, policiais militares qualificados, entre pilotos, tripulantes operacionais, médicos, enfermeiros, mecânicos, apoio administrativo, além daqueles que, após terem cumprido sua missão ao longo de 30 anos, ainda auxiliam no desenvolvimento da Unidade.

Aqui vale lembrar que a descentralização, hoje materializada, foi um trabalho que iniciou no início da década de 90 com o Cel PM Ref Gerson Vitória, e hoje é uma realidade. Dia 18/08/2010 inaugura-se a décima Base de Radiopatrulha Aérea na cidade de Piracicaba. Uma conquista.

No aniversário estiveram presentes diversas autoridades civis e militares e puderam acompanhar, além da festa, a passagem de comando do Ten Cel PM Júlio Shergue ao Ten Cel PM Marco Antônio Severo Silva, novo Comandante do GRPAe. A solenidade foi presidida pelo Cel PM Eduardo Felix de Oliveira.

Aqui fica um agradecimento a todos aqueles que forjaram tão nobre Unidade para tão nobre missão.

Confira as fotos do evento


7 COMENTÁRIOS

  1. AOS NOBRES GUERREIROS-DO-AR MEUS SINCEROS VOTOS DE CONGRATULAÇÕES, FAZENDO VOTOS QUE CONTINUEM A SERVIR DE ESPELHO PARA NÓS.
    NÓS QUE FAZEMOS PARTE DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL, NOS SENTIMOS MUITO ORGULHOSOS EM TÊ-LOS COMO DOUTRINADORES.
    FIQUEM COMO DEUS, E CONTINUEM A VOAR SIPAER.
    PARABÉNS !!!
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Enquanto esse grupo de elite estiver sobrevoando nosso Estado, estaremos seguros em terra !
    Parabéns e que tenham cada vez mais, mais equipamentos !
    Luiz Antonio Rodrigues
    Viking Life-Saving Equipment

  3. Parabéns a todos os integrantes do GRPAer da PMESP pelo seu pioneirismo e pela exelência de seu serviço em prol da Aviação de Segurança Pública do Brasil.

    Feliz Aniversário

    Maj Gonçalves
    CONAV – Presidente

  4. A todos integrantes do GRPAer meus parabéns,

    atrasado mas com maior carinho e respeito.

    Modelo exemplar de eficiencia e

    profissionalismo.

    A.D.Rodrigues

  5. Parabéns ao GRPAe, é isso ai, o grupamento que mais cresce no Brasil, e há de crescer ainda mais, pois o serviço prestado por essa divisão é de suma e vital importância, protegendo e salvando vidas diariamente, em um lugar onde muitos sabem tirar uma vida, mas dar quase que a sua em troca de uma, é costume diário desses valorosos homens!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários