GRPAe/SP: A nova Base de Radiopatrulha Aérea de Araçatuba

O mais novo Comando de Policiamento do Interior (CPI) 10, com sede em Araçatuba, a exemplo de outras regiões do interior, agora tem o seu helicóptero Águia. A aeronave foi entregue nesta quinta-feira (05/5/11), pelo governador do Estado de São Paulo e pelo Secretário da Segurança Pública. Com isso, 43 municípios da região, que já contavam com os serviços do Águia pousado em São José do Rio Preto, contarão com o policiamento aéreo.

“O CPI-10 passa a ter agora um helicóptero só para Araçatuba e região. Isso equivale a 15 viaturas da Polícia. Ele atinge rapidamente as cidades mais distantes, orienta a atividade policial em terra por rádio, é importante no combate ao tráfico de drogas, no patrulhamento rural, no apoio ao serviço em geral da Polícia nesta região. Então é um ganho importante no combate à criminalidade”, afirmou o governador.

Até 2010, a região de Araçatuba pertencia ao CPI 5 – São José do Rio Preto. Para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo comando da Polícia Militar, que na época era responsável por 139 municípios foi feita a divisão da área. O ato governamental foi instituído por meio do decreto nº 55.926, de 19 de junho de 2010.

O evento desta quinta, no Aeroporto Estadual Dario Guarita, marcou uma nova fase do policiamento aéreo na região. Com um investimento estadual superior a R$ 6 milhões, o governo entregou à Polícia Militar, um helicóptero AS350B2 VEMD (Esquilo), de fabricação francesa, denominado de Águia 20.

Com a aquisição do Águia 20, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar passa a contar com 28 aeronaves. Sendo 20 helicópteros Águia, dois helicópteros para instrução de vôo e seis aviões.

O governador Geraldo Alckmin também anunciou novos soldados para a região. “Vieram também 28 soldados a mais para a CPI-10, sendo 12 só para a cidade de Araçatuba. É um reforço importante de pessoal e especialmente para ter aqui o helicóptero Águia, que vai também servir para transporte de órgãos para transplantes. Foi nomeado também o novo delegado para a delegacia seccional daqui, o doutor Nelson Barbosa Filho”, disse Alckmin.

Características

O novo helicóptero tem três horas e meia de autonomia de vôo. Sua velocidade operacional é de 250 km/h, o que possibilita o atendimento da maioria das cidades do CPI 10 em no máximo 15 minutos. Além de potente, o Águia vem equipado com farol de busca, rádios policiais Multi-canais e um Kit Resgate.

Com o uso da nova aeronave, a Polícia Militar reforçará os importantes serviços como: policiamento urbano e rodoviário, fiscalização do meio ambiente, combate a incêndios florestais, salvamento terrestre e aquático, apoio em operações contra o crime organizado e transporte de órgãos. Além disso, o Águia ajuda nas atividades de Defesa Civil como transporte de material, medicamentos, víveres  e retirada de pessoas ilhadas.

O Águia 20 será pilotado por cinco oficiais da Polícia Militar, sendo três comandantes e dois co-pilotos. Já a equipe de apoio será formada por 11 praças (soldados, cabos e sargentos). Suas funções vão desde fazer parte da tripulação, até trabalhar como mecânicos e abastecedores.

Novo “ninho”

A sede da Base de Radiopatrulhamento Aéreo vai ocupar o Hangar 22 do Aeroporto de Araçatuba, pertencente ao DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), por meio de cessão de uso não oneroso para o Estado. Até a construção da base própria, o Águia 20 ficará no hangar por dois anos.  Se houver necessidade, missões noturnas poderão ser feitas.

Municípios atendidos

O CPI 10 possui 43 municípios, distribuídos entre dois Batalhões de Polícia:

– 2º BPM/I, Araçatuba – 32 municípios
Alto Alegre, Araçatuba, Auriflama,Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guararapes, Guzolândia, Lourdes, Luziânia, Castilho, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Penápolis, Piacatu, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Turiúba, Valparaíso.

– 28º BPM/I, Andradina – 11 municípios
Andradina, Guaraçaí, Itapura, Ilha Solteira, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Suzanápolis.


Fonte: Governo de SP

Fotos e texto: Denis Bonelli.


8 COMENTÁRIOS

  1. O ÁGUIA 20 É A MAIS NOVA AERONAVE DA FROTA, O ÁGUIA 21 JÁ ESTÁ NO GRPAE AGUARDANDO ACERTOS FINAIS PARA INÍCIO DE OPERAÇÃO.
    PARABÉNS A TODOS DA BASE DE ARAÇATUBA E BOA SORTE! CONTEM COM OS VIZINHOS DE RIO PRETO.
    CAP BARACHO
    CMT DA BRPAE RIO PRETO

  2. Parabéns ao Cap Brandão e equipe.

    Muita paz, saúde e sorte nas missões.

    Abs

    Cap PM Gallo Rodrigues
    BRPAe Praia Grande – SP

  3. E que venham as missões para que, prontamente, possamos realizá-las com o profissionalismo e dedicação, através dos quais, fomos todos treinados e supervisionados. Agradecemos à todos pelas congratulações. Bons voos…
    Sd PM Álvaro Trip. Op. BRPAe ARAÇATUBA.

  4. MUITO ME ORGULHO E PARABENIZO MEU FILHO CAP BRANDÃO POR SER O NOVO COMANDANTE DA RADIOPATRULHA AÉREA DE ARAÇATUBA . QUE SEUS SERVIÇOS E DOS DEMAIS INTEGRENTES DA EQUIPE SEJAM SEMPRE PROTEGIDOS POR
    DEUS E QUE DESEMPENHEM COM SEU PROFISSIONALISMO
    E ESMERO TODAS AS MISSÕES .

  5. Mais uma Base. Parabens ao Cmt do GRPAe, com isso estamos abrindo fronteiras e levando para Araçatuba e regioes um helicoptero e que possa fazer juntamente com o Cmt Cap PM BRANDAO e sua equipe de profissionais, excelentes serviços. mesmo de longe estou aqui torcendo pelo sucesso de todos.
    Felicidades;
    Abraços e BONS VOOS.
    Al Sgt PM DONIZETI.

  6. Em nome da revista Moeda Viva de SP. agradeco o interesse pela nossa revista
    e convido para um possível contato para agendar-mos uma entrevista nesta base, deve ser belíssimo o trabalho nesta região linda, acompanhamos a cobertura de 27 anos de aniversário do GRPAE de SP. e outros anos tb, alem de algumas entrevistas. Nosso tel. é 11-21239309 DAVINA. abraços, muuuita boa sorte a todos, TEMOS CERTEZA QUE EMPENHO NÃO FALTA

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois − 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários