Grupamento Aéreo da PM de São Paulo desenvolve Programa de Ações Sustentáveis

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão” (GRPAe) realizou no mês de junho palestra denominada “Reciclagem Rápida”, realizada pela Companhia da Reciclagem, que trabalha com a conscientização de empresas, para a importância do descarte correto de resíduo sólido. A atividade faz parte do Programa de Ações Sustentáveis do GRPAe. A proposta foi apresentar ao público interno do Grupamento e convidados os conceitos fundamentais sobre reduzir, reutilizar e reciclar resíduos sólidos. O evento aconteceu no Auditório da Infraero, no Aeroporto Campo de Marte.

agConforme preceitua a Constituição Federal em seu Artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-loo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

“Quisemos, com o tema, transmitir a importância dos cuidados com a limpeza do ambiente residencial e profissional no controle de pragas urbanas, buscamos a redução de resíduo orgânico (restos de alimentos) para o aterro sanitário, reaproveitando o seu residual com tratamento adequado para transformação em composto orgânico. Esse composto poderá ser utilizado em hortas comunitárias a serem criadas dentro do próprio Aeroporto (em processo de estudo), diminuindo, além do material que vai para os aterros, o número de caminhões que viriam buscar esse material no Campo de Marte e, consequentemente, o consumo de combustível, a emissão de gás carbônico na atmosfera terrestre. Cria-se o efeito cascata e aproxima-se ao conceito de Sustentabilidade (uso de recursos naturais de maneira sustentável sem comprometer o futuro de novas gerações)”, destacou o Coordenador do evento, Cap. PM André Luiz Paes.

Disse ainda que o trabalho apresentado é reflexo da administração da Infraero no Campo de Marte, que em 2010 iniciou o gerenciamento de resíduos sólidos perigosos gerados no Aeroporto. Desde então vem tomando medidas necessárias para adequação do local à legislação vigente e conseguir a regularização e Licença Ambiental de Operação (LAO) Aeroportuária do Campo de Marte.

“O intuito do GRPAe é entrar nesta empreitada de forma a colaborar e ser mais um vetor de transmissão de ideias, comportamento e atuação no quesito Meio Ambiente e Ações Sustentáveis”, concluiu o Cap. PM Paes.

O evento contou com os palestrantes: Idalina Gonçalves Lemos, da Companhia da Reciclagem, que versou sobre o tema “Gestão de Resíduos”; o médico veterinário José H. de Rezende Neto, Diretor da empresa Truly Nolen Pest Control, que falou sobre “Controle de Pragas”; e o engenheiro agrônomo Rui Signatori do Núcleo Bioideias, que discorreu sobre “Compostagem Rápida”.

Entre os muitos convidados presentes, destacam-se algumas autoridades e colaboradores: Comandante do GRPAe, Coronel PM Ricardo Gambaroni; Superintendente da Infraero Campo de Marte, Suzana Silvério; Diretor de Políticas Públicas da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, José Luiz; representando os Arautos do Evangelho, Thiago Newburger e Weverton Fernando Schicuinatto; o Gestor Ambiental da empresa Drastosa, Aparecido Gomes; representando a Nike – Sustentabilidade, Carolina Oliveira e Eduardo Pires; Diretor da Construtora Pazanella, Sidney Pazanella; empresa Missão Impossível, Kid Marlon Valdez Pareja; SENAC, Elis Cabral Victor; Diretor Superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo, George Abraham Ayoub.

Fonte: Jornalista Jânio Pires/ Jornal SP Norte.

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Com o tempo qualquer Organização vai perceber que não conseguirá atingir objetivos, planejar, progredir e existir, sem considerar a sustentabilidade de seus processos produtivos.
    As OASP estão cada vez mais dependente disso, para crescer….quem ainda não percebeu, fique tranquilo, porque vai perceber logo.
    Parabéns ao GRPAe/SP pela iniciativa!
    Bons voos com boa gestão!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários