Grupamento Aeromóvel da PM reforça policiamento no Rio de Janeiro após confronto entre criminosos na Cidade Alta

- Anúncio -

Rio de Janeiro – A Polícia Militar foi acionada, nesta terça-feira (02/05), em razão de um intenso confronto entre criminosos na Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio. Na ação atuam policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), 16°BPM (Olaria) e do 22°BPM (Maré). Já o Batalhão de Ações com Cães (BAC) está em Parada de Lucas.

No ar, policiais do GAM reforçam o policiamento na Av. Brasil.
No ar, policiais do GAM reforçam o policiamento na Av. Brasil. PMERJ.

O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), além do Grupamento Aeromóvel (GAM) foram acionados em razão de ações criminosas contra coletivos na Avenida Brasil e na Rodovia Washington Luis (BR-040), onde ônibus foram incendiados.

Oito ônibus e dois caminhões foram incendiados, três deles na Rodovia Washington Luis, na altura dos acessos da Linha Vermelha e da Avenida Brasil, sentido Juiz de Fora; quatro ônibus na Avenida Brasil, onde o caminhão também foi queimado; além de um ônibus e outro caminhão em Cordovil, em um dos acessos à comunidade da Cidade Alta.

Até às 19h00, o saldo da operação estava com 47 presos, 32 fuzis, 11 granadas e 6 pistolas apreendidas e um auto recuperado. 03 policiais foram feridos sem gravidade.

Ônibus são incendiados em via expressa do Rio de Janeiro nesta terça (Foto: Reprodução / TV Globo)
Ônibus são incendiados em via expressa do Rio de Janeiro nesta terça (Foto: Reprodução / TV Globo)

Segundo a PM houve uma tentativa de ataque de uma facção rival a outra que opera na Cidade Alta. A polícia foi demandada por solicitação de moradores para garantir segurança e controlar a situação. Uma vez encurralados, os criminosos acionaram forças auxiliares, moradores de outras comunidades, para que promovessem atos de baderna e terror. Por conta disso, ônibus foram incendiados em Duque de Caxias, na comunidade da Maré e outras comunidades ao longo da Avenida Brasil. Isso foi uma tentativa de dispersar o policiamento para que o grupo criminoso encurralado na Cidade Alta pudesse sair.

O Major Ivan Blaz, Coordenador de Comunicação Social, disse durante coletiva que o cenário de violência encontrado pela corporação na manhã desta terça-feira (2) no Rio “não é comum em nenhum país do mundo. Não posso dizer que a missão é fácil, a missão é muito complexa. Estamos verificando algo que não é natural. Foi uma ocorrência com 32 fuzis apreendidos, isso não é comum em nenhum país do mundo. É uma cidade que teoricamente não está em guerra, mas estamos atuando sim”.

Parte da grande apreensão da Polícia Militar na Cidade Alta - até o momento são 32 fuzis apreendidos
Parte da grande apreensão da Polícia Militar na Cidade Alta – até o momento são 32 fuzis apreendidos. PMERJ.

Fonte: PMERJ.

- Anúncio -