Grupo de Operações Aéreas do CBMRO monitora queimadas

O Grupo de Operações Aéreas do CBMRO- GOA tem a cada dia demonstrado a sua importância concernente as atribuições atinentes ao Corpo de Bombeiros Militar, bem como servindo de apoio para outros órgãos do Estado e principalmente à população rondoniense dos mais longínquos recantos.

Tendo suas atividades operacionais iniciadas em meados de março de 2012, as atuações da aeronave do Grupo, o bimotor Baron 58 PT-LMU já são notáveis. Não obstante facilitar o transporte de dignatários, a aeronave já fez diversos socorros aeromédicos, transportando pacientes do interior, para a capital Porto Velho e até para outros estados da Federação, proporcionando maior qualidade de vida e reduzindo significativamente a morbimortalidade e os riscos, caso esses pacientes fossem transportados via terrestre.

Além desses atendimentos o GOA/CBMRO passa agora a auxiliar também no monitoramento dos focos de incêndios existentes no Estado em auxílio ao Comitê Estadual de Prevenção aos Incêndios Florestais, atuando com voos pontuais em todo o território de Rondônia, a fim de constatar “in loco” os principais focos de calor, registrar as coordenadas e de pronto repassá-las para as equipes de terra do CBMRO/PREVFOGO/IBAMA para o combate e ainda para assessorar os órgãos fiscalizadores SEDAM/IBAMA nas ações repressivas.

Nos dias 27 e 28/08 respectivamente, a Equipe do GOA/CBMRO realizou operação, totalizando 05h30min de sobrevoo nas regiões do Distrito de União Bandeirantes e no município de Cujubim, onde fora observado a maior concentração de focos de calor detectado pelo SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia) via satélite. A bordo da aeronave estavam presentes o Coordenador de Operações do CBMRO, Cel BM Chianca e o Representante do PrevFogo/IBAMA, Sr. Roberto, onde foi confirmado centenas de focos de incêndios oriundos, possivelmente, de queimadas provocadas.

As observações servirão para subsidiar o plano de ação do Comitê no campo do combate e da fiscalização repressiva para os próximos dias nas regiões onde a situação estiver mais crítica. Assim o Comitê espera diminuir a incidência das queimadas no Estado, trabalhando além do combate propriamente dito, a prevenção e a conscientização,afim de evitar tais queimadas, que além de contribuir para a elevação da temperatura, a poluição traz para a população rondoniense diversas patologias respiratórias, que sobrecarregam os nosocômios e elevam sensivelmente os gastos com saúde pública e deterioram a qualidade de vida como um todo.

Confira:

“IN AUXILIUM EX CAELO!”

Fonte: Grupo de Operações Aéreas – GOA/CBMRO.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao Grupo de Operações Aéreas do CBMRO, que com menos de 6 meses de criação vem demonstrando a utilidade e a necessidade da aviação no serviço Bombeiro Militar, atualmente com a utilização de aeronave de asa fixa. Parabenizo também os integrantes do GOA-CBMRO que não medem esforços para o cumprimento das missões, em especial do Cmt do GOA MAJ BM LEAL que a cada dia vem buscando melhorias para seu Grupamento.

    Bons Voos

    ASP OF BM CORDEIRO – CBMRO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

19 − quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários